Sexta-Feira, 23 de Outubro de 2020 às 13:30:00
Avança Sergipe: “Vamos investir mais e isso refletirá em mais oferta de emprego”, afirma representante de bares da Orla Sul sobre infraestrutura da área

A adequação urbanística da Orla Sul, cujos trechos 2 e 3A foram autorizados pelo governador Belivaldo Chagas nesta sexta-feira (23), oferecerá a sergipanos e turistas um novo atrativo com equipamentos esportivos e de lazer que complementarão as belezas da faixa litorânea da capital Aracaju.

Serão investidos o equivalente a R$ 15.910.288,52 nesses dois trechos. Já no trecho 1, também em execução, o investimento é de R$ 8.341.520,63, totalizando R$ 24.251.809,15 de recursos em obras em andamento. O projeto total da Orla Sul tem início a partir da intersecção da Avenida Santos Dumont com a Rua Deputado Clóvis Rollemberg, no bairro Atalaia, seguindo a faixa litorânea da Rodovia Inácio Barbosa (SE-100) até a Praia do Viral, no limite com o município de Itaporanga D’Ajuda, totalizando quatro trechos, que somados a recuperação da rodovia, terão investimentos previstos na ordem de R$ 85 milhões.

“É uma obra muito importante, ultimamente o turismo em Sergipe, através do governo vem recebendo boas notícias. Primeiro, com a primeira etapa da Orla Sul e, agora, com essas outras etapas. A gente que vivencia o turismo no dia a dia, representando os hoteleiros, vê com muita alegria essas obras, porque isso atrai e fideliza o turista. O governo está de parabéns”, declarou o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe(ABIH-SE), Antônio Carlos Franco Sobrinho.

A ampliação da infraestrutura turística do estado é um dos eixos do Programa de Recuperação da Economia – Avança Sergipe. O objetivo é acelerar a recuperação da economia sergipana, no momento posterior às medidas de isolamento social e de restrição ao funcionamento de setores econômicos, tomadas no enfrentamento aos efeitos da pandemia da Covid-19.

Para o presidente da ABIH-SE, a parceria do setor público com o setor privado é fundamental para retomada do desenvolvimento do estado. “A gente tem que dar uma importância muito grande ao turismo, porque ele traz renda de fora, gera emprego, movimenta os hotéis e mexe em uma cadeia na qual vários setores estão envolvidos. Então é muito importante o protagonismo do Estado, dando infraestrutura para esses turistas que estão chegando”, destacou.

O trecho 2 tem início no final do trecho 1 (já em execução) e vai até a rótula do Loteamento Aruana, área que contempla os 17 bares existentes e construídos pela Prefeitura Municipal de Aracaju. Enquanto o trecho 3A tem início na rótula do Loteamento Aruana e vai até o Bar Maré Mansa, contemplando um conjunto de 22 bares.

Segundo o presidente da Associação de Bares e Restaurantes da Orla Sul, Alisson Leite, o compromisso do governo oferece segurança para que os empresários do setor voltem a investir no estado. “Com essa obra, vamos investir mais e isso refletirá em mais oferta de emprego”, afirmou.

Alisson Leite, ainda elogiou a disponibilidade do Estado de atender os pequenos empresários e, nos trechos dos bares, desacelerar a obra no período da alta estação para facilitar a locomoção dos clientes. “Nós viemos de quase seis meses parados, entramos em contato com o governo para pausar a obra nos meses de dezembro e janeiro, época de maior fluxo, e o governo acatou a nossa solicitação”, explicou.

De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Sales Neto, o projeto da Orla Sul beneficia o estado como um todo ao facilitar a conexão das belezas da capital com o litoral sul de Sergipe, expandindo as opções do turista que procura o estado. “É a ligação com o litoral sul, que já atrai muitos turistas e que estava precisando dessa infraestrutura”, ressaltou.