O Governo de Sergipe irá promover, nos dias 4 e 5 de dezembro, a 1ª Conferência BIM de Sergipe, com objetivo de fomentar a inovação em projetos para obras públicas por meio da metodologia de modelagem de informação da construção. O evento será realizado no Centro de Convenções AM Malls.
A iniciativa será coordenada pelas secretarias de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) e de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), com apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), da Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE) e do Instituto Territorium. O intuito é disseminar conhecimentos e experiências bem-sucedidas de implementação do BIM, demonstrando como essa metodologia inovadora pode contribuir para a otimização dos processos de planejamento, execução e gestão de obras públicas, resultando em maior eficiência e transparência na administração pública.
“Integrar tecnologias avançadas de modelagem digital possibilita uma gestão mais eficiente, colaborativa e transparente em relação aos nossos projetos de infraestrutura. Adotar essa metodologia não apenas vai nos permitir reduzir os custos e os prazos, mas também melhorar o nosso planejamento, a execução e a gestão das obras, priorizando a qualidade das entregas e a sustentabilidade dos empreendimentos públicos”, destacou o secretário de Planejamento, Orçamento e Inovação do Governo de Sergipe, Julio Filgueira.
Público e inscrições
O público-alvo do evento são gestores públicos, profissionais de Arquitetura e Engenharia de órgãos públicos estaduais e das prefeituras dos municípios sergipanos, além de profissionais autônomos e o público acadêmico dos cursos correspondentes.
A programação da conferência vai contar com o compartilhamento de cases de sucesso dos estados de Sergipe, com o Projetar-SE; do Paraná e de Santa Catarina, além de painéis sobre a estruturação do BIM pelo país, seus desafios para implementação nos níveis do Poder Executivo e diretrizes para contratação pelos órgãos públicos.
O evento também vai contar com um workshop sobre o 'BIM na Prática', trazendo ao público reflexões e exercícios a respeito de elaboração de termos de referência, leitura, interpretação e fiscalização de projetos em BIM e demais funcionalidades da metodologia.
“Nosso objetivo é sensibilizar os profissionais da administração pública para que possam aproveitar o potencial do BIM, contribuindo para um Sergipe mais moderno e alinhado com as melhores práticas globais. Esperamos que essa conferência seja o primeiro passo de muitos para consolidar o BIM como uma ferramenta essencial para a melhoria da qualidade dos projetos e das obras públicas em nosso estado”, pontuou a coordenadora do Projetar-SE, Shirley Dantas, e presidente do Instituto Territorium, copromotor do evento.
As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo link.
BIM
O Building Information Modeling (BIM), Modelagem de Informação da Construção em português, é um conjunto de tecnologias, processos e políticas que permite que várias áreas de atuação possam, de maneira colaborativa, projetar, construir e operar uma edificação ou instalação. O uso da ferramenta facilita o trabalho relacionado a projetos de construção, independente de porte.