Notícias

Quinta-Feira, 31 de Outubro de 2024 às 16:30:00
3º Seminário Temático de Inovação reúne especialistas das áreas de governança e transformação digital
Evento dá continuidade à série de temas discutidos no Seminário de Inovação de Sergipe, realizado este ano

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), realizou, na quarta-feira, 30, o 3º Seminário Temático de Inovação, que nesta edição tratou da Governança do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Transformação Digital do Estado e dos Municípios. O evento, organizado pela Subsecretaria de Transformação Digital e Inovação da Seplan (STDI), contou com a participação de diversos órgãos e atores envolvidos e interessados nas ações que compõem a Agenda Estratégica de Inovação do Estado.

“Passo a passo, nós temos dialogado com um conjunto de instituições públicas, privadas, com a universidade, com os arranjos produtivos, com outras secretarias, para que tenhamos muita clareza na formulação desses elementos que estarão presentes na nossa Agenda”, destacou o  secretário de Planejamento, Orçamento e Inovação, Julio Filgueira.

Durante a manhã, o 3º Seminário Temático recebeu as palestras do secretário do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho de São Cristóvão, Josenito Oliveira, que apresentou o histórico da Governança da Política de Ciência, Tecnologia e Inovação de Sergipe, e do CEO da TOTE Consultoria de CT&I, Mário Neto, que falou sobre a Governança do Sistema Nacional de CT&I como vetor do desenvolvimento dos Estados. 

“Investir em Ciência, Tecnologia e Inovação e transformar esse conjunto em um pilar de desenvolvimento para o Estado é muito importante porque traz riqueza, oportunidade de trabalho bem remunerado e traz o desenvolvimento social, econômico e cultural que Sergipe tanto merece”, pontuou o palestrante Mário Neto.

Pela tarde, o gerente de Inovação do Serviço Brasileiro de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae/SE), Marcus Bezerra, e o fundador do Colab – startup de engajamento cidadão, gestão colaborativa e inovação para governos –,  Paulo Pandolfi, trataram em suas palestras, respectivamente, da inovação como agente de transformação territorial e da transformação digital no setor público. 

De acordo com Paulo Pandolfi, o momento foi importante para pensar sobre os desafios da Transformação Digital nos estados e municípios, e como fazer com que ela “seja um motor de impacto na sociedade e de transformação na vida das pessoas”.  

Agenda estratégica de inovação
O seminário é um desdobramento das oito oficinas temáticas realizadas durante o Seminário de Inovação de Sergipe, realizado em julho deste ano, como parte da construção da Agenda Estratégica de Inovação.

Em agosto e setembro, os temas estiveram voltados para o diálogo sobre o apoio à inovação nas empresas e novos negócios e sobre compras públicas de inovação.  

Ainda este ano, serão realizadas outras edições que tratarão do desenvolvimento rural e ambiental, da saúde e biotecnologia, interiorização da inovação e redução das desigualdades, industrialização e energia e educação e inovação social. Os seminários contam com o apoio do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) e da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec).