Notícias

Sexta-Feira, 22 de Novembro de 2024 às 15:15:00
1ª Conferência BIM de Sergipe trará cases de sucesso do uso de metodologia para Inovação em obras públicas
Palestrantes do Paraná, Pernambuco, Santa Catarina, da Caixa e outras instituições do país vão se reunir no evento para promover uma verdadeira imersão em BIM. Confira a programação completa

A 1ª Conferência BIM de Sergipe, que acontecerá nos dias 4 e 5 de dezembro em Aracaju (SE), vai reunir experiência da implementação do Building Information Modeling (BIM), ou seja, a modelagem de informação na construção em obras públicas, e como ela pode trazer mais inovação e eficiência à gestão pública.

O evento é uma realização do Governo do Estado, coordenada pelas secretarias de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) e de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), com apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), da Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE) e do Instituto Territorium.

A programação da Conferência BIM vai contar com a assinatura do Decreto BIM, que oficializa e regulamenta a contratação da metodologia no âmbito estadual. Cases de sucesso do uso do BIM na gestão pública também serão apresentados por representantes do Governo do Paraná, da Prefeitura de Florianópolis e do próprio Governo do Estado, por meio do Projetar-SE, que vai falar sobre inovação em projetos para obras públicas e um panorama da teoria à prática.

“A metodologia BIM permite um planejamento mais eficiente, com maior precisão e controle, e vai nos auxiliar na integração de todas as informações a partir de uma visão colaborativa que permita olhar para os desafios de forma antecipada, reduzindo desperdícios e custos. Isso nos garante maior qualidade das entregas, transparência e eficiência na gestão dos recursos públicos”, ressaltou o secretário de Planejamento, Orçamento e Inovação, Julio Filgueira.

O evento também contará com painéis da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da Caixa, por exemplo, tratando sobre o fomento ao BIM e a instituição financeira como parceira dos municípios para obras com repasses federais.Além disso, a conferência contará com a Autodesk - empresa comercializadora do BIM - trará um painel sobre tecnologias para desenvolvimento de cidades, GeoBIM e Urbanismo Social. Serão compartilhadas, ainda, experiências do BIM no setor energético, informações sobre licitações e contratos em BIM e a atuação da Liga BIM nas prefeituras do Brasil.

Segundo a  presidente do Instituto Territorium e diretora do Projetar-SE, Shirley Dantas, o principal objetivo desse evento é disseminar conhecimentos e inspirar gestores públicos e profissionais das áreas de arquitetura e engenharia, por meio de uma programação rica e diversificada. "A adoção do BIM representa uma revolução na gestão de projetos e obras públicas, contribuindo para maior eficiência, transparência e economia de recursos. Mais do que um evento técnico, a Conferência BIM Sergipe é um espaço de diálogo e troca de conhecimentos entre governo, associações, universidades e a iniciativa privada, mostrando como a inovação pode ser uma aliada na construção de cidades melhores", destacou. 

No turno da tarde do segundo dia, será promovido um workshop ‘BIM na prática’, com o propósito de proporcionar aos participantes uma imersão mais específica aos principais pontos da modelagem. Conduzida pela representante da Conexão BIM, Késia Alves das Silva, os participantes serão orientados a aprender sobre elaboração de Termo de Referência; como fiscalizar Projetos em BIM; leitura e interpretação de Projetos em BIM; elaboração de BEP e Pré-BEP; elaboração de plano de risco e utilização de ambiente comum de dados.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do link. Para conferir a programação completa, clique aqui.