Quinta-Feira, 06 de Junho de 2024 às 13:45:00
Semac participa do 7º Encontro do Fórum Nacional de Dirigentes de Unidade de Conservação
Representantes de Sergipe dialogam sobre sustentabilidade, projetos voltados para recuperação de áreas degradadas, ecoturismo, além de debater estratégias, diretrizes e qualificação para o setor

Com o objetivo de debater e socializar experiências sobre a conservação ambiental no Brasil, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climática (Semac ), até esta sexta-feira, 7, participa do 7º Fórum Nacional dos Dirigentes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (FNUSC), em Foz do Iguaçu/PR. O evento acontece dentro da programação do Festival de Cataratas, organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) com apoio do Instituto Água e Terra (IAT).

Durante o evento, representantes de Sergipe dialogam sobre sustentabilidade, projetos voltados para recuperação de áreas degradadas, ecoturismo, além de debater estratégias, diretrizes e qualificação para o setor. A programação do fórum também incluiu a oficialização do FNUSC, aprovação do seu regimento interno, eleição da presidência e as formações de grupos de trabalho (GT).

Para o diretor de Gestão e Meio Ambiente da Semac, Gilvandro Cavalcante, a participação de Sergipe nessas discussões visa fortalecer as ações das seis Unidades de Conversação (UCs) geridas pelo Estado. “Encontros como esses nos colocam como protagonista nas discussões sobre desenvolvimento sustentável dentro do nosso estado", frisou o gestor.

Gestor da Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, o biólogo Mário Sérgio destacou o compartilhamento de experiências como fator importante para avançar em projetos. “É relevante também para a consolidação do Sistema Estadual de Unidades de Conservação no nosso estado, instrumento que visa facilitar a gestão das nossas UCs”, concluiu.