Notícias

Quarta-Feira, 22 de Março de 2023 às 18:00:00
Semac e parceiros celebram Dia Mundial da Água com educação ambiental no RioMar Shopping
Mais de 100 alunos de escolas da capital participaram de ações educativas durante todo o dia

Durante toda esta quarta-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), em parceria com o RioMar Aracaju, realizou uma série de atividades educativas a fim de sensibilizar o público presente sobre a importância da preservação dos recursos hídricos no estado. Ao longo do dia, mais de 100 crianças de escolas da capital puderam participar do jogo de tabuleiro “Caminho das Águas”, que possibilitou uma viagem pelas bacias hidrográficas de Sergipe, além de jogos da memória e oficinas, além de conferir exposições e uma Estação Meteorológica.

O evento contou ainda com a participação de outros parceiros, como a Marinha do Brasil, Deso, Ibama, Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju, Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e o Colégio Arqui. Acompanhando o evento, o secretário de Estado do Meio Ambiente, José Carlos Felizola, destacou a união das entidades em torno do cuidado com os recursos hídricos. “É uma ação que traz para a sociedade medidas educativas sobre a importância da conservação da água e da natureza. A gente fica feliz em dividir esse espaço com parceiros que têm relevantes serviços prestados na área ambiental, na pesquisa científica e na educação. Então hoje é um dia para se celebrar”, declarou.

Quem também acompanhou o dia de atividades foi o promotor de Justiça diretor do Centro de Apoio Operacional de Proteção ao Rio São Francisco e às Nascentes do MP/SE, Sandro Luiz da Costa, que elogiou a iniciativa. “A gente fica feliz com o convite e oportunidade de presenciar trabalhos importantes desenvolvidos por cada um desses órgãos, focando não somente na questão da comemoração da data, mas também na preocupação do diagnóstico, na educação ambiental e no cuidado com o meio ambiente do estado”.

De acordo com a gerente de Educação Ambiental e Relações Sociais da Semac, Isabelle Blengini, o dia de atividades foi pensado com o intuito de fazer uma integração e reforçar a importância da água para a humanidade. “Preparamos uma programação voltada para despertar o conhecimento de todos que passarem por aqui. Trouxemos o jogo Caminho das Águas, que foi feito de um modo educativo por toda a equipe da Semac em parceria com a Deso, também teremos oficinas com colégios e Ibama, e rodas de conversa sobre o Encontro de Recurso Hídricos em Sergipe (Enrehse)”, informou.

E a ludicidade tomou conta da programação especial com o jogo Caminho das Águas, que desenvolvido na perspectiva Eco Educativa, foi uma atração que chamou bastante atenção. Nele, o jogador tem a possibilidade de navegar pelas bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Japaratuba, Vaza Barris, Piauí e Real, além das bacias costeiras de Sapucaia e Caueira-Abais. O estudante Kauã Martins, de 11 anos, falou da experiência de participar do desafio. “Gostei muito porque a gente conhece os rios e também aprende com as dicas de como preservar. Foi muito legal”, descreveu.

A coordenadora de Sustentabilidade do Shopping RioMar, Vivianne Andrade, destacou a importância das parcerias para a realização do evento. “Somamos forças com o Ibama, Semac, Sema, Deso, diversas entidades públicas para fazer essa ação da forma mais interativa possível, alcançando o maior número de pessoas presencialmente e também pelas redes sociais, por meio do compartilhamento de fotos e vídeos desse momento”, concluiu.

Praia Viva

Ainda dentro da programação alusiva à Semana da Água, no sábado, 25, a Semac e Adema realizam o Projeto Praia Viva, que irá promover uma manhã de ações educativas de limpeza das praias e oficinas de educação ambiental. A mobilização acontecerá na área externa do Bar Solarium (Rodovia dos Náufragos, vizinho ao bar da Mirian), das 8h às 11h. Além da participação de estudantes de escolas da capital e da sociedade civil, o Praia Viva reunirá importantes parceiros, como o Projeto Mamíferos Aquáticos, Projeto Tamar, Eneva, ICMBio, Ibama, Deso, Maratá e Corpo de Bombeiros, para um movimento em defesa dos oceanos.