Notícias

Quarta-Feira, 05 de Junho de 2024 às 20:00:00
Mata do Junco recebe comemorações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente
Evento reuniu estudantes da rede pública e particular para um momento de conhecimento ao ar livre

O Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Mata do Junco, unidade de conservação estadual localizada no município de Capela, no leste sergipano, recebeu nesta quarta-feira, 5, comemorações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), o evento reuniu estudantes da rede pública e particular para um momento de conhecimento ao ar livre.

A programação incluiu plantio de árvores, teatro de fantoches, trilha pela mata, dentre outras dinâmicas de interação. A secretária do Meio Ambiente, Deborah Dias, destacou o simbolismo da data e a importância do RVS Mata do Junco. “A gente precisa se sentir pertencente a esse ambiente. O dia do meio ambiente é um momento para refletirmos sobre nossa responsabilidade no que se refere às mudanças climáticas, a poluição dos rios, o desmatamento e outras formas de degradação ambiental. A presença de estudantes nesses espaços faz com que eles se sintam parte da solução”, considerou.

Além do conhecimento levado pela equipe da Educação Ambiental da Semac e funcionários da unidade, parceiros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Capela e membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba também contribuíram com o evento.

Casa do macaco-guigó, espécie ameaçada de extinção, o RVS Mata do Junco é considerado o segundo maior remanescente de Mata Atlântica do estado. A unidade de conservação protege a vegetação nativa e seus recursos ambientais, em especial as nascentes do Riacho Lagartixo, bastante utilizado para a realização de pesquisas científicas, educação ambiental e ecoturismo.

Semana do Meio Ambiente

Nesta quarta-feira, 6, a Semac segue com a programação alusiva à Semana do Meio Ambiente. Em Pirambu, alunos da rede municipal participam de ações de plantio de mudas, trilha ecopedagógica, dinâmica sobre coleta seletiva, além de acompanharem o teatro de fantoches sobre a proteção dos rios. Finalizando a programação, na sexta-feira, 7, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente realiza a inauguração da ‘Sala Verde’ no Instituto Aspásia de Mileto, em Aracaju.