SEGG
Secretaria de Estado Geral de Governo

Belivaldo participa da inauguração do espaço Banese +Agro Governador Luiz Garcia
A nova estrutura já está em funcionamento avenida Augusto Maynard, no bairro São José, e conta um amplo portfólio de produtos e serviços para financiar aquisição de insumos e maquinários, bem como projetos de investimento
Quinta-Feira, 16 de Dezembro de 2021

O governador Belivaldo Chagas participou, na noite desta quinta-feira (16), da inauguração do Espaço Banese + Agro Governador Luiz Garcia. O empreendimento faz parte do conjunto de ações criado pelo banco do estado para inaugurar um novo ciclo de fomento à agropecuária de Sergipe.

Os produtores rurais sergipanos passam a contar com um espaço exclusivo, onde podem encontrar soluções financeiras e tecnológicas para investir e ampliar os negócios. Em discurso, o governador lembrou as ações recentes do Governo do Estado voltadas ao Agronegócio.

"Lançamos essa semana o Pró-Campo, que vai incentivar o pequeno agricultor, o homem do campo. Criamos o Mão Amiga Pró-Sertão Bacia Leiteira, enfim, o que o Governo tem feito é atender a todos em geral, e não apenas o pequeno, o médio ou grande produtor. Fico feliz de ver que o Banese está de portas abertas para todos os segmentos, para todos que queiram continuar investindo e acreditando no desenvolvimento do nosso estado", destacou Belivaldo.

O agropecuarista Luiz de Goes, presente ao evento, destacou a importância desta ação do Banese e dos investimentos da área realizados pelo Governo do Estado. "Essa sua atitude reflete o respeito que o senhor tem pelo agronegócio. Isso pra gente é um tipo de orgulho e quero agradecer, em nome de todo pequeno agropecuarista e todo povo de Sergipe. Aqui, representando essa economia, quero expressar nosso agradecimento", afirmou.

Estrutura
A nova estrutura já está em funcionamento avenida Augusto Maynard, no bairro São José, e conta com um amplo portfólio de produtos e serviços para financiar aquisição de insumos e maquinários, bem como projetos de investimento.

O presidente do Banese, Helom Oliveira, ressaltou que a ação faz parte dos projetos especiais em comemoração aos 60 anos do banco. "Vamos ter presença, aqui, com os pequenos empresários, ter presença de produtor rural, assim como também dos médios e grandes empresários. E isso é uma forma da gente reafirmar o compromisso do Banese com as questões que envolvem sustentabilidade, valorização e momentos, do saber fazer e produzir relacionados à cultura do campo de nossa gente sergipana", afirmou.

Para fomentar o aumento da participação da agropecuária no PIB do estado, o Banese + Agro Governador Luiz Garcia oferecerá linhas de crédito que atenderão as necessidades de toda a cadeia produtiva do setor. Para os financiamentos, já estão disponíveis R$ 100 milhões por meio do Plano Safra 2021/2022.

O valor disponibilizado é um recorde na história do Banco e praticamente o dobro do montante liberado no ano agrícola 2019-2020, quando foram contratados R$ 55,1 milhões, e 23,3% maior que o valor concedido em 2020-2021, que chegou a R$ 76,7 milhões. Além disso, o Banese passa a realizar operações de crédito por meio do Programa Nacional de Fortalecimento à Agricultura Familiar (Pronaf), com R$ 5 milhões destinados aos pequenos produtores rurais.

Homenagem
Com o novo espaço, o Banese também homenageia o ex-governador de Sergipe, Luiz Garcia. Natural de Rosário do Catete, ele foi responsável pela criação do Banese e realizou uma gestão marcada por grandes inovações e construção de diversos empreendimentos.

Filho do homenageado, Gilton Garcia participou da solenidade, junto à familia, ressaltou a importância do Banese para o estado de Sergipe. "O Banco do Estado de Sergipe agora vai voltar a financiar com mais rigor, com mais atuno, com mais sinceridade, e o agronegócio vai movimentar ainda mais nossa economia. Muito bem, governador, continue com essa sua vontade de trabalhar, vencer e impulsionar o estado. Isso faz bem a nossa geração", complementou.