Notícias

Sexta-Feira, 10 de Novembro de 2023 às 21:45:00
Unesco avalia aplicação do projeto Gol do Brasil em Sergipe
Atualmente, o projeto Gol do Brasil funciona na Escola de Esportes José Gerivaldo Garcia, em Aracaju

Na tarde desta sexta-feira, 10, uma representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) visitou a Escola de Esportes José Gerivaldo Garcia para avaliar a aplicação do projeto Gol do Brasil. Em Sergipe, o Gol do Brasil é realizado por meio da parceria entre o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Sergipana de Futebol (FSF), e funciona como um centro de treinamento para até 150 jovens, com idades entre 7 e 15 anos, na Escola de Esportes José Gerivaldo Garcia, no bairro Santos Dumont, na zona Norte de Aracaju. A unidade já oferece a prática esportiva no contraturno escolar para mais de 400 jovens. 

Durante a avaliação, a avaliadora da Unesco aplicou um questionário com as crianças e jovens que já participam do projeto Gol do Brasil, os professores, pais e responsáveis. A avaliação inicial do projeto busca entender a impressão dos jovens atletas, as necessidades, as demandas atuais e a expectativa. Ao final do projeto, uma nova avaliação com os mesmos parâmetros será aplicada para o mesmo público. 

A consultora de avaliação do impacto social do projeto Gol do Brasil na Unesco, Carolina Almeida, explicou os métodos utilizados durante a visita ao polo. "A gente está conversando com as crianças, com os pais e com os colaboradores envolvidos no projeto o que possibilita uma avaliação qualitativa do Gol do Brasil. A Unesco faz um acompanhamento qualitativo e quantitativo do projeto Gol do Brasil, no quantitativo são aplicados questionários onde as crianças, os pais e os responsáveis e também os colaboradores avaliam se o projeto está funcionando bem, o que pode melhorar a satisfação com o projeto e outros fatores. A ideia da avaliação é aperfeiçoar o projeto, então a gente sempre ouve quem está na ponta, quem está participando, e também possibilita um acompanhamento de todo o Brasil do que tem acontecido nas unidades do programa. Esta é a primeira visita e a gente vai retornar depois de dez meses", disse a avaliadora. 

A secretária do Esporte e Lazer de Sergipe, Mariana Dantas, reforçou a importância do projeto Gol do Brasil para as atividades que já são desenvolvidas na Escola de Esportes José Gerivaldo Garcia e o impacto na sociedade. "O Gol do Brasil veio para somar; ele trouxe a credibilidade da CBF para as aulas, trouxe mais crianças para a nossa escola e despertou ainda mais o interesse da comunidade para a prática esportiva e para o trabalho que já é desenvolvido aqui com os jovens sergipanos, onde oferecemos diversas modalidades para mais de 400 crianças. Essa avaliação da Unesco é muito importante para garantir a efetividade do trabalho que começa a ser desenvolvido aqui e para o aperfeiçoamento ao longo desse período", afirma a secretária.

Metodologia Gol do Brasil

A metodologia do projeto Gol do Brasil pode ser implementada com treinamentos de futebol de campo, salão, praia ou society. Além da prática esportiva, os estudantes contam ainda com acompanhamento psicológico e assistência social para auxiliar no ensino das habilidades de vida. Todas as unidades também oferecem aos participantes uniformes, equipamentos esportivos e alimentação. Além das crianças e dos adolescentes atendidos, o Gol do Brasil também visa à formação de professores capacitados para trabalhar com essa faixa etária.