Notícias

Terça-Feira, 30 de Janeiro de 2024 ás 14:15:00
Paratletas sergipanos são convocadas para o Camping Escolar Paralímpico, em São Paulo
Seis paratletas sergipanos estão participando de uma semana de treinamento e avaliação no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo

Mais de 150 jovens paratletas de todo o Brasil estão participando de um Camping Escolar Paralímpico, que acontece até o próximo domingo, 4, na sede do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo. As paratletas sergipanas Helena Carrilho, Maria Vitória Valentim, Maria Verônica Valentim, Ana Luiza Sampaio e Hadassa Crystiane Silva, assim como o paratleta Álvaro José foram selecionadas durante a participação nas Paralímpiadas Escolares, em novembro de 2023, e também estão participando desta semana de treinos e avaliação.

As paratletas sergipanas que estão no camping treinam paranatação no Parque Aquático Oseias Dias de Miranda, no bairro Siqueira Campos, uma das quatro escolas de esporte mantidas pelo Governo de Sergipe, por meio das Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel) e da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc). Além das quatro paratletas sergipanas, o professor de paranatação Ivan Secundo também está participando do evento. Já Álvaro José é atleta do vôlei sentado.

Desde a última segunda-feira, 29, todos os paratletas escolares selecionados, com idades entre 12 e 17 anos, estão participando do treinamento nos mesmos padrões dos paratletas de alto rendimento, além das palestras com temas essenciais ao universo esportivo, como nutrição, enfermagem, o papel do Atleta Cidadão, o programa Bolsa Atleta, comunicação esportiva e saúde.

A paratleta Maria Vitória Valentim falou sobre a experiência e o entusiasmo ao participar do Camping Escolar Paralímpico pela segunda vez. "O camping é uma oportunidade única para jovens que se destacaram nas Paralimpíadas Escolares. Estou muito grata por ter sido escolhida de novo e estou ansiosa por essa nova experiência. Vou dar o meu melhor, fazer novas amizades e colocar em prática tudo que eu aprender aqui", disse a representante sergipana.

O professor Ivan Secundo compartilhou sua alegria pela convocação das suas paratletas para o evento no CPB. "É uma alegria muito grande para as meninas, elas ficaram eufóricas. O Camping serve como um espelho para lapidar e revelar novos talentos na natação paralímpica, proporcionando visibilidade e oportunidades para serem convocadas para avaliações futuras do CPB. A expectativa é boa, porque elas têm um talento muito bom e provaram com as medalhas conquistadas nas Paralímpiadas Escolares 2023 e com essa convocação, não são muitas atletas que recebem essa convocação, então elas têm boas perspectivas de se destacarem", declarou o técnico.

A secretária de Esporte e Lazer de Sergipe, Mariana Dantas, comemorou a participação das paratletas sergipanas no evento. “A participação das nossas atletas no Camping Escolar Paralímpico é motivo de grande orgulho para Sergipe. Essa iniciativa do Comitê Paralímpico Brasileiro é essencial para o desenvolvimento esportivo e para a promoção de oportunidades para talentos emergentes. Estamos confiantes de que essas experiências contribuirão não apenas para o crescimento individual dos atletas, mas também para o fortalecimento do cenário esportivo inclusivo em nosso estado," afirmou a secretária.