Quarta-Feira, 09 de Agosto de 2023 às 21:00:00
Paralimpíadas Escolares oferecem novas experiências para os atletas sergipanos
Além das competições esportivas com chances de medalhas e pontuação, os esportistas sergipanos têm a oportunidade de interagir com outros atletas e conhecer novas culturas

Grandes competições esportivas são como palcos, onde atletas de todo o país se reúnem para testar suas habilidades, tentar novas posições no ranking nacional e conquistar medalhas para os seus estados. Na etapa regional das Paralimpíadas Escolares, que acontece em Belém, no Pará, até o dia 12 de agosto, os atletas sergipanos exploram mais do que suas habilidades; eles têm a oportunidade de se conectar com novos horizontes, garantindo diferentes experiências, como conhecer outra cultura, experimentar a culinária local e fazer novas amizades.

Essas experiências vividas durante as competições esportivas têm um impacto duradouro na mentalidade e na vida dos atletas. A convivência com outras delegações permite que eles conheçam novas abordagens e técnicas esportivas, além de desenvolverem uma compreensão mais profunda das diferentes culturas e tradições. Essa exposição a diferentes perspectivas é enriquecedora, e pode influenciar positivamente tanto dentro quanto fora das competições esportivas.

Um exemplo do intercâmbio esportivo promovido por essas competições é a atleta sergipana Maria Luiza. É a primeira vez que a paratleta viaja para uma competição esportiva e, além de testar as suas habilidades na pista e competir com esportistas de outros estados, ela também terá a oportunidade de trocar experiências que favorecem seu crescimento pessoal e como atleta.

“É muito bom estar em equipe, ver pessoas como eu, com deficiência, que também seguem seus sonhos, isso me inspira muito. Estar aqui no Pará é interessante, ver diversidade, principalmente a diversidade culinária, que é muito forte aqui. Além de que participar desse campeonato me possibilita conhecer pessoas de outros estados, já fiz amizade com muita gente. Está sendo uma experiência incrível”, comenta a atleta.

Já o atleta da paranatação Miguel Santos participa das Paralimpíadas Escolares pela quarta vez, mas conta que é sempre uma experiência nova e enriquecedora. “Em todo campeonato ligado às Paralimpíadas Escolares, seja aqui no regional ou no nacional, nós conhecemos vários lugares, comidas diferentes, fora muitas amizades também. Toda vez é um momento único e incrível”, afirma Miguel.

Os atletas sergipanos viajam para competições, como as Paralimpíadas Escolares, com o apoio do Governo de Sergipe, por meio das Secretarias de Estado do Esporte  e Lazer (Seel) e da Educação e Cultura (Seduc). A delegação sergipana é composta por 51 pessoas, entre oficiais, fisioterapeutas, jornalistas e 31 atletas, que disputarão medalhas em três modalidades: paranatação, paratletismo e bocha.

A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, destaca o desenvolvimento dos atletas sergipanos que participam dessas competições. “Os atletas viajam e voltam completamente diferentes; além de mais alegres, eles estão mais experientes e habilidosos. A troca de experiência e a participação em grandes competições são importantes na vida de todo atleta, por isso sempre incentivamos a participação dos sergipanos nas competições esportivas nacionais”, pontua a gestora.

Paralimpíadas Escolares

Este ano, a etapa regional das Paralimpíadas Escolares acontece entre os dias 8 e 12 de agosto, na cidade de Belém, no Pará. O evento é uma seletiva para as Paralimpíadas Escolares Nacional, o maior evento esportivo do país para jovens com deficiência em idade escolar. Os três primeiros colocados de cada modalidade estão automaticamente classificados para etapa nacional, que acontece em São Paulo, de 27 de novembro a 2 de dezembro.