Notícias

Sexta-Feira, 09 de Maio de 2025 às 09:15:00
Ciclismo estreia nos Jogos da Primavera e revela novos talentos nas pistas
Competição já revelou nomes como Ana Géssica, hoje na vice-presidência da Confederação Brasileira de Ciclismo.

A temporada 2025 dos Jogos da Primavera, o maior evento esportivo escolar do estado, promovido pelo Governo do Estado, através das secretarias de Estado do Esporte e Lazer (Seel) e da Educação (Seed), segue movimentando o cenário esportivo escolar de Sergipe. Na terça-feira, 7, foi a vez do ciclismo iniciar suas disputas, com provas realizadas no Kartódromo da Orla da Atalaia, em Aracaju, durante os turnos da manhã e tarde.  

A competição reuniu cerca de 50 atletas das categorias A e B, nas modalidades de velocidade, estrada e por pontos. Participaram estudantes de escolas da capital e de municípios como Rosário do Catete, Itabaiana, São Cristóvão, Itabaianinha, Estância, Maruim e Nossa Senhora das Dores. 

Para a secretária de Estado do Esporte e Lazer (Seel), Mariana Dantas, os Jogos da Primavera são mais do que uma competição escolar, são um celeiro de talentos. A secretária Mariana Dantas destacou a importância da estrutura e do investimento contínuo nas modalidades de base. “O ciclismo é uma das modalidades que mais cresceu nos últimos anos dentro dos Jogos. É gratificante ver jovens atletas disputando com garra e se destacando em uma competição que já revelou grandes nomes para o cenário nacional”, afirma. 

Entre os jovens que competem nesta edição dos Jogos da Primavera, está o ciclista Igor Matheus, da Escola Professora Cecinha Melo Costa. Campeão da edição passada, ele volta às pistas com o foco em manter o título. “Treinei muito e estou confiante. Quero muito ser campeão de novo”, frisa. 

Talentos revelados 

Enquanto novas gerações dão suas primeiras pedaladas nos Jogos da Primavera, a história de atletas como Ana Géssica reforçam a importância de investir no esporte desde a escola. Natural de Rosário do Catete, Géssica conheceu o ciclismo aos 12 anos, quando foi apresentada à modalidade por meio de um projeto escolar coordenado pelo professor Wagner Facion, na Escola Estadual Leandro Maciel. O contato inicial com o esporte foi decisivo, ela passou a competir nos Jogos da Primavera e logo se destacou, colecionando medalhas e experiência. Hoje, é um dos maiores nomes do ciclismo sergipano e nacional. 

Com o apoio da Federação Sergipana de Ciclismo, Géssica deu início à carreira oficial nas pistas e se tornou campeã estadual por nove vezes. A trajetória de sucesso a levou ainda mais longe. Atualmente, ela é vice-presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), sendo a primeira mulher nordestina a ocupar um cargo de tamanha relevância na entidade.

Além da atuação política no esporte, Géssica também tem se dedicado à criação de projetos de incentivo às categorias de base. Ela defende que o ciclismo precisa de mais estrutura e oportunidades para jovens talentos. “O maior obstáculo, hoje, é a falta de incentivo. Precisamos criar mais condições para que os atletas da base consigam competir em alto nível, dentro e fora do estado. No entanto, ao ver competições crescendo, como os Jogos da Primavera, me enche de esperança de que teremos muitos talentos pela frente’’, afirma a atleta e dirigente.

Para o professor Wagner Facion, que foi peça-chave no início da carreira de Gessica, vê-la ocupar um espaço de liderança no ciclismo nacional é motivo de orgulho. “É emocionante. Ela é a prova viva de que o esporte escolar pode mudar vidas. Géssica sempre foi dedicada e, hoje, representa não só Sergipe, mas toda a região Nordeste no cenário nacional”, declara.