Notícias

Sábado, 25 de Janeiro de 2025 às 22:45:00
Atletas de Pacatuba destacam importância do Verão Sergipe no estímulo à prática esportiva
Evento realizado pelo Governo do Estado tem como objetivo possibilitar o acesso a diversas modalidades esportivas e promover a integração e inclusão

O município de Pacatuba, na região do baixo São Francisco, neste final de semana sedia o Verão Sergipe 2025, evento promovido pelo Governo de Sergipe que combina em sua programação atividades esportivas e culturais. Atletas locais que já alcançaram projeção em suas modalidades participam das atividades e destacam a importância da iniciativa da gestão estadual, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), para que mais pessoas passem a aderir às práticas esportivas. 

Importante ferramenta de transformação social, o esporte é apontado por esses atletas de Pacatuba como um caminho no futuro de muitos jovens. Entre esses atletas locais, alguns têm se destacado em competições fora do estado de futebol e do jiu-jitsu, elevando o nome do município no cenário esportivo. Exemplo disso são os dois jovens talentos da cidade Kátio e Gabriel, que atualmente integram a equipe de base do Vitória, tradicional clube de futebol da Bahia. Eles são demonstração de como o esporte pode abrir portas e oferecer novas oportunidades.

No jiu-jitsu, sob a coordenação do professor Alisson Huga, que também é capoeirista, atletas locais têm sonhado com títulos importantes. Ele coordena um projeto social voltado para crianças de 5 a 12 anos, que oferece aulas gratuitas de jiu-jitsu e capoeira. O objetivo é proporcionar uma alternativa saudável e construtiva para as crianças, ensinando valores como disciplina, respeito e resiliência. “O jiu-jitsu mudou a minha vida. Quero continuar competindo, mas também devolver para a comunidade o que o esporte me proporcionou”, declarou.

Outro nome que tem sido referência em Pacatuba é Ailton Oliveira, carinhosamente conhecido como ‘Dunga do Esporte’, reconhecido na comunidade esportiva da cidade por seu trabalho como treinador e incentivador de jovens atletas. Ele lidera diversos projetos esportivos, promovendo o futebol como forma de integração social e desenvolvimento pessoal.

Para ele, o esporte é a chave para tirar crianças e jovens da vulnerabilidade social. “O esporte é uma ferramenta de transformação. Não é só formar atletas, mas também cidadãos comprometidos com o futuro. Ver o sucesso dos nossos jovens me dá ainda mais energia para continuar”, afirmou Dunga, ao destacar também a importância do evento realizado pelo Governo do Estado, estimulando as pessoas a praticarem esporte.

Na avaliação da secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, o Verão Sergipe reforça o papel do esporte na promoção do desenvolvimento social e na melhoria da qualidade de vida da comunidade, além de valorizar talentos locais e inspirar novos praticantes a perseguirem seus sonhos por meio do esporte. “É evidente que a realização do Verão Sergipe 2025 na cidade reflete o reconhecimento do potencial esportivo e cultural da região. A presença de atletas locais que se destacam em competições fora do estado, como os jovens que integram a base do Vitória e os praticantes de jiu-jitsu que conquistam títulos nacionais, demonstra a força do esporte como agente transformador na comunidade”, comentou.

Verão Sergipe

O Verão Sergipe é uma realização do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) e Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), com patrocínio do Banese Card e da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e apoio das prefeituras de Pacatuba, Canindé de São Francisco, Pirambu, Barra dos Coqueiros, Itaporanga d'Ajuda, Estância, e da Energisa.