Sexta-Feira, 13 de Dezembro de 2019 às 10:00:00
Vice-governadora participa do 2º Encontro Nacional do Programa Criança Feliz

A vice-governadora Eliane Aquino participa nesta quinta, 12, em Brasília-DF, do 2º Encontro Nacional do Programa Criança Feliz. O evento, que é realizado pelo Departamento de Atenção à Primeira Infância, da Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do Ministério da Cidadania, reúne gestores de diversos estados brasileiros para avaliar os resultados e avanços do Programa, além de um levantamento dos principais desafios a serem superados e as estratégias a serem adotadas para a qualificação contínua do projeto em 2020. No dia anterior, 11 de novembro, Eliane também participou da 3ª Reunião de Coordenadores e Multiplicadores Estaduais do Programa Criança Feliz/Primeira Infância no Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

Além da vice-governadora, participam do encontro a secretária de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho, Lêda Vasconcelos; a coordenadora do programa Sergipe pela Infância, Rosane Cunha; a coordenadora do Programa Criança Feliz em Sergipe, Izabel Almeida; e as técnicas da Secretaria de Estado da Assitência, Inclusão e do Trabalho (SEIT), Andrea Dorea e Kelly Bignardi

Para Eliane Aquino, ter agentes públicos participando de eventos sobre a infância é fundamental para o desenvolvimento das políticas públicas no âmbito estadual. “A cada dia que passa, me convenço mais e mais sobre a importância da Primeira Infância no Brasil e principalmente em Sergipe. Estar no 2º encontro Nacional do Programa Criança Feliz e verificar seus avanços e desafios é um estímulo à gestão estadual, a cada vez mais buscarmos aperfeiçoar o programa e fortalecermos dentro da perspectiva do Sergipe Pela Infância. Cuidar da nova geração desde o início da vida, significa a real construção de um país melhor, com menos desigualdades e mais justiça social.

Sobre o programa - O Criança Feliz visa ao desenvolvimento integral na primeira infância, considerando a vulnerabilidade e o contexto social em que as famílias vivem. O público-alvo é formado por gestantes e crianças de 0 a 3 anos do Cadastro Único, ou de 0 a 6 anos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou afastadas do convívio familiar por medida protetiva. O Estado de Sergipe é adepto ao programa desde março de 2017 e tornou-se referência nacional, por ser pioneiro na capacitação das equipes e na realização de visitas domiciliares. Durante o 2º Encontro Nacional do Programa Criança Feliz, Sergipe foi destacado e parabenizado pelo empenho da equipe no apoio técnico aos municípios

De acordo com a secretária da SEIT, Leda Lúcia Couto, as experiências adquiridas ao longo do encontro, sobretudo no compartilhamento dos saberes entre os representantes dos estados e municípios são bastante enriquecedoras. “Estamos no segundo encontro nacional do Programa Criança Feliz por entendermos a necessidade de avançarmos na construção de uma maior interação do programa com as ações do SUAS e o conhecimento das experiências de sucesso do programa sinaliza os caminhos que podem ser reforçados para melhores resultados serem alcançados”, ponderou.

“Esse momento de avaliação do Programa Criança Feliz, com a presença dos municípios relatando suas experiências e o foco para o planejamento de 2020 são essenciais para o aprimoramento do programa no estado e para a execução das ações do Sergipe Pela Infância” avaliou a coordenadora do Programa Sergipe Pela Infância, Rosane Cunha.