A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta quinta-feira,15, uma reunião com representantes sindicais para fortalecer o diálogo permanente entre gestão e trabalhadores, com foco na construção conjunta de soluções que contribuam para condições de trabalho e o aprimoramento dos serviços ofertados à população.
Secretário de Estado da Saúde, Jardel Mitermayer enfatizou a importância do diálogo. “A saúde é feita de forma coletiva, com a participação dos sindicatos, das lideranças dos trabalhadores e da gestão. Esse alinhamento é fundamental para avançarmos nas decisões e garantir, cada vez mais, melhores condições de trabalho, qualidade na assistência e um serviço eficiente para a população. Nosso compromisso é fortalecer essa parceria e buscar soluções que tragam mais segurança, valorização profissional e melhores resultados para a saúde da sociedade”, destacou.
O presidente do Sindicato dos Condutores de Ambulância do Estado de Sergipe (Sindconam), Adilson Capote, avaliou o encontro de forma positiva. “A gente recebeu o sinal de boas-vindas do novo secretário, que é uma pessoa que já conhece muito o dia a dia do trabalhador. Ele já passou pelo Samu há cerca de dez anos e conhece bem a nossa realidade, especialmente no caso dos condutores de ambulância, a nossa lida diária. Isso, com certeza, vai facilitar o diálogo. O nosso objetivo é o melhor para a população sergipana: uma saúde de qualidade, com trabalhadores valorizados”, evidenciou.
Para a diretora-geral da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Adna Santana, a iniciativa representa um importante instrumento de escuta ativa, para ouvir as demandas dos representantes dos servidores públicos e, em consenso, buscar viabilizar as melhores decisões para os trabalhadores do estado. “As demandas foram apresentadas pelos representantes sindicais e, dentro de aproximadamente oito dias, a gestão deverá trazer a análise dos impactos financeiros e a devolutiva sobre os pleitos solicitados”, afirmou.
Para o presidente do Sindicato de Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), Janderson Alves, a reunião teve o papel de abrir o diálogo. “A gente entende esse movimento como um ponto positivo dessa nova gestão à frente da secretaria. Ao mesmo tempo, também fizemos cobranças. Mesmo assim, é um bom sinal ter esse momento de sentar, dialogar e buscar encaminhamentos. Já ficou combinado que, na próxima semana, teremos uma nova reunião e acreditamos que possa haver avanços a partir desse diálogo”, contou.