Notícias

Sexta-Feira, 18 de Outubro de 2019 às 10:15:00
Educação Física como instrumento de socialização
Na aula de Educação Física, o dever é exercitar, mas enquanto as crianças se encarregam de correr ou pular, cujas atividades são de intensa carga lúdica, o corpo de cada uma delas estará desenvolvendo capacidades cognitivas e sociais também.

Na Escola Estadual Profa. Myrian de Oliveira Santos Melo, localizada no bairro 13 de Julho, em Aracaju, a cena mais frequente ao chegar no recinto é a criançada correndo pela quadra improvisada no pátio, que divide o espaço com uma amendoeira da praia notadamente preservada há muitos anos por ali, dando frutos e folhas que complementam o visual da escola.

Dedicada aos anos iniciais do Ensino Fundamental, a escola é o lugar onde todas as manhãs as crianças se encontram, sobretudo, para brincar. Além de ser a extensão da casa no que diz respeito à obtenção de conhecimento e educação, é também o ambiente propício para o desenvolvimento da coordenação motora, do equilíbrio e da lateralidade, por exemplo.

Correr, pular e engatinhar parecem brincadeiras, mas nas aulas da professora de educação física Elizabeth Dias, mais conhecida como Tia Beth, vão além do pedagógico e da recreação. É ela quem reúne as crianças para as aulas de Educação Física da unidade. Elizabeth Dias tem vinte anos de carreira no ofício de educar e carrega consigo o desafio de ofertar diariamente práticas mais interessantes e atrativas para os seus alunos.

O movimento do corpo, a espontaneidade e a alegria foram os motivos pelos quais Beth encontrou na Educação Física o segmento que mais se parecia com o almejado na vida adulta. Desde menina, a intimidade com o esporte demonstrava os caminhos que um dia ainda percorreria. Com o desejo de transformar pessoas por meio do movimento, as aulas da Tia Beth são, de longe, as mais aguardadas pelas duas centenas de estudantes da Escola Myrian Melo.

Na aula de Educação Física, o dever é exercitar, mas enquanto as crianças se encarregam de correr ou pular, cujas atividades são de intensa carga lúdica, o corpo de cada uma delas estará desenvolvendo capacidades cognitivas e sociais também. E é esse o pilar do trabalho da Tia Beth, além de orientar e assegurar o bom andamento dos exercícios entre os alunos.

O carinho das crianças e dos colegas levou Tia Beth a ser homenageada como professora destaque no XX Encontro Estadual de Educação Física, que ocorreu em setembro deste ano na Faculdade Maurício de Nassau, em Aracaju. Os dez homenageados tiveram reconhecidos os projetos pedagógicos exitosos que são desenvolvidos nas escolas estaduais.

A dedicação de Beth aos pequenos alunos é devolvida em forma de muito afeto, considerando a pureza e o amor que sentem as crianças. Nayane Silva Santos, aluna especial, é uma estrela na escola. Bem articulada e entrosada com os outros colegas, eleva a alegria nas aulas da Tia Beth, professora pela qual reserva muito carinho e atenção.

Nay, como é chamada, ama brincar e se relacionar com as pessoas, fruto não somente da personalidade de liderança própria, mas das atividades de socialização desenvolvidas na unidade com o auxílio de todos os professores. Nas aulas de Educação Física com a Tia Beth, o que não pode faltar são os sorrisos que se misturam com as brincadeiras. E é assim que Levi Silva, do 3º ano, Pedro Henrique, do 4º e as demais crianças gostam de estar.