A população de Lagarto, na região centro-sul do estado, aprovou a estrutura e a qualidade dos serviços disponibilizados nas novas instalações da unidade do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac) no município. Inaugurada pelo governador Fábio Mitidieri na última segunda-feira, 19, a nova sede do Ceac Lagarto, agora instalado no Shopping Centro Sul, oferece aos cidadãos, em espaço amplo e climatizado, acesso a uma gama de serviços públicos estaduais, federais e municipais.
Administrada pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), a rede Ceac conta com nove unidades: oito fixas, localizadas em Aracaju, Estância, Itabaiana, Lagarto e Simão Dias, e uma itinerante, que percorre todo o estado integrada ao programa 'Sergipe é aqui'. Com mais de cem serviços à disposição da população sergipana, o Ceac realizou mais um milhão de atendimentos em 2025, tendo a unidade de Lagarto sido responsável por cerca de 11% desse total de serviços prestados pela rede.
Para Cleberson Bernardo, morador do município, além da comodidade de reunir, num mesmo local, diversos serviços, a equipe do Ceac Lagarto presta um ótimo atendimento. “Estava acompanhando o andamento do serviço [de renovação de habilitação] pela internet e foi bem prático pra receber o meu documento de habilitação. Foi bem tranquilo, rapidinho, não demorou nem cinco minutos e peguei o documento. Não precisei agendar, vi que já estava pronto e vim buscar”, contou.
Antes localizado na Avenida Rotary, Bairro Centro, a unidade do Ceac Lagarto foi transferida para novas instalações no Shopping Centro Sul, Bairro São José. A mudança de endereço viabilizou a modernização da estrutura e a ampliação dos serviços ofertados, com a inclusão de serviços estaduais, municipais e do Poder Judiciário sergipano. Em espaço mais amplo, a unidade oferece agora mais conforto e comodidade, dispondo de equipamentos mais modernos e novo mobiliário.
Ciente da facilidade para acessar o serviço de emissão do documento de identidade, Maria Helena Barreto também encontrou uma equipe de braços abertos pra lhe receber no Ceac Lagarto. “Vim trocar meu RG e o atendimento foi maravilhoso, me atenderam super bem. Não agendei, resolvi o que precisava e já vou voltar pra casa com minha nova carteira de identidade. Além dessa estrutura maravilhosa, o atendimento é nota dez”, avaliou a lagartense.
Aloisio Silva também buscou a unidade do Ceac Lagarto para renovar o documento de identidade. Para ele, o atendimento foi bastante prático. “Sem agendamento, cheguei, fui bem atendido, tirei uma nova carteira de identidade e resolvi o que precisava, tudo de forma prática e perto de casa”, disse, ao reconhecer a comodidade que o Ceac proporciona à população.
Nova sede
De acordo com a secretária de Estado da Administração, Lucivanda Nunes, além dos serviços já ofertados, o Ceac passa a oferecer, como resultado da ampliação da unidade, serviços da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e da Secretaria Municipal da Fazenda de Lagarto (Semfaz). A gestora ressalta ainda que, a partir do próximo mês de fevereiro, a unidade contará com posto avançado do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE).
“Já tínhamos Ceac em Lagarto, mas essa é uma nova sede. Isso faz parte do nosso planejamento de revitalização de todas as unidades do Ceac. Entregamos em Lagarto um espaço revitalizado para atender à população de Lagarto e região, com serviços importantes, que vão desde os serviços da prefeitura a serviços de parceiros privados e, também, diversos serviços do Governo de Sergipe, como emissão de carteira de identidade e uma série de outros que o cidadão já conhece, numa sede agradável, moderna, para atender o cidadão”.
Segundo destacou o diretor-geral do Ceac, Diego Prado, a nova sede do Ceac Lagarto, foi totalmente modernizada para melhor atender ao cidadão. “Nessa nova sede ofertamos mais conforto à população e ainda mais serviços. Essa é uma unidade que tem se destacado cada vez mais na prestação de serviços e os números compravam isso. Em 2025, o Ceac Lagarto ampliou em 25% o quantitativo de atendimentos realizados, em relação ao ano anterior, tendo realizado, mensalmente, mais de 12 atendimentos, o que comprova a importância da unidade do município”, afirmou.