Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2020 às 13:45:00
Governo do Estado firma Regime de Colaboração com os municípios para melhorar índices educacionais
Regime de Colaboração potencializa Educação como Política de Estado

Governo do Estado de Sergipe publicou nesta quarta-feira, 16, o Decreto nº 40.671/ 2020, que regulamenta o Regime de Colaboração entre o Estado e os municípios, no âmbito da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura. Por meio desse documento, fica estabelecido que o Regime de Colaboração será feito mediante adesão e comprometimento dos envolvidos, tendo por finalidade atender aos direitos constitucionais de uma educação de qualidade, com foco no compartilhamento desses direitos com os alunos matriculados na rede pública de ensino.

O secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, Josué Modesto dos Passos Subrinho, disse que o decreto oficializa a persistência do Governo do Estado em qualificar a Educação a médio e a longo prazos, juntamente com a adesão dos municípios. “É nossa obrigação induzir as boas práticas aos municípios, respeitando as individualidades. O governador publicou o decreto institucionalizando o Regime amplamente discutido com os dirigentes municipais e a Undime”, disse.

O Regime de Colaboração entre Estado e municípios visa assegurar o alcance dos objetivos e metas educacionais estabelecidos pela Política Estadual de Educação, como: a universalização do atendimento escolar; o desenvolvimento do ensino nos seus diversos níveis, etapas e modalidades; a melhoria nos índices de alfabetização; a melhoria da qualidade do ensino; a formação para o trabalho; e a promoção humanística, científica e tecnológica.

Dentre as ações que são colocadas em prática, conjuntamente, algumas se configuram no âmbito da realização do Censo Escolar; reordenamento da rede pública de ensino; matrícula unificada; calendário escolar unificado; aplicação e uso dos resultados do sistema estadual de avaliação educacional de Sergipe; formação inicial e continuada de professores; e articulação no aperfeiçoamento dos profissionais técnico-administrativos da educação, além das atividades do Programa Alfabetizar pra Valer, do ICMS Social e do Sistema de Transporte Escolar.

De acordo com a diretora da Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam), Andréa Dantas, o Regime de Colaboração pressupõe uma visão sistêmica e equalizadora que visa ao propósito coletivo, ao bem comum e ao benefício para todos. “No Plano de Governo para o quadriênio 2019 - 2022 consta o Estabelecimento da Educação como Política de Estado, com o profundo significado que nossas ações na área de educação devem transcender os interesses políticos do governo, dedicando-se, apenas, à melhoria da qualidade da Educação oferecida à população sergipana.

Nessa premissa, o decreto visa a fortalecer a promoção da Educação como uma política de Estado, potencializa a continuidade das ações, congrega compromisso político e se consolida como aparato legal para fortalecer a articulação entre Estado e Municípios”, ressalta.

A parceria abrangerá ainda a oferta de assistência técnica do Estado aos municípios, que terá como âmbito de atuação: orientar a adoção, institucionalização, organização e operacionalização do Sistema Municipal de Educação; apoiar a implementação de ações educacionais mediante a adesão dos municípios para a operação de programas e projetos federais e/ou estaduais voltados para o desenvolvimento educacional, inclusive o Plano de Ações Articuladas; acessar e utilizar os resultados das avaliações educacionais federais ou estadual visando ao aperfeiçoamento da gestão educacional em âmbito local; concepção, institucionalização e realização de intercâmbios e cooperações intermunicipais no âmbito da educação.

O Regime de Colaboração prevê, ainda, a possibilidade de compartilhamento de recursos educacionais, no qual serão admitidas: a cessão e/ou permuta de servidores; cessão de espaço físico; a cogestão de espaço físico escolar; gestão integrada do transporte escolar; e cessão do Sistema de Gestão Educacional adotado pela Seduc em sua rede de ensino.

Para a secretária municipal de Educação de Campo do Britto, Perla Menezes Reboiras, a intensão é socializar ainda mais o acesso aos programas, projetos e atividades que favorecem o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Cada município adapta-se à sua realidade. Ela cita como exemplo da construção coletiva o Plano de Retomada às Aulas Presenciais e o Programa Alfabetizar pra Valer; o primeiro como um “documento norteador” para que possa ser alinhada a volta às aulas presenciais; e o segundo, para a formação dos professores e acompanhamento das ações, com o propósito de desenvolvermos estratégias que colaborem com a aprendizagem dos alunos. “No futuro, certamente colheremos frutos de muito sucesso”, afirma.

O secretário municipal de Indiaroba, Maurício Góes, destaca que com a institucionalização do Regime de Colaboração haverá uma maior promoção da sinergia de informações, e como resultado disto, ganha a Educação. “Temos um bom relacionamento com os entes federados, e com o Decreto passamos a ter, de forma expressa, a materialização da parceria que já fazemos com o Estado, a fim de firmarmos de forma efetiva o aperfeiçoamento de boas práticas que impactarão no futuro da Educação”, disse.