Notícias

Terça-Feira, 06 de Janeiro de 2026 às 13:45:00
Governo de Sergipe realiza primeira reunião de 2026 do programa Viva-SE
Momento foi dedicado ao acompanhamento técnico das ações

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria Especial da Cultura (Secult), em parceria com a Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), realizou, na manhã desta terça-feira, 6, a primeira reunião de 2026 do programa Viva-SE, iniciativa estratégica que dá continuidade ao conjunto de ações voltadas ao fortalecimento de projetos estruturantes para o desenvolvimento do estado. 

O encontro contou com a presença de outras secretarias do estado, como a Secretaria de Estado do Trabalho, do Emprego e do Empreendedorismo (Seteem), a Secretaria do Estado de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), a Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) e o Instituto Banese. Estiveram presentes o secretário Especial de Cultura, Valadares Filho, e o secretário de de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles.

Durante a reunião, foram apresentados e atualizados os andamentos das diferentes fases de desenvolvimento dos 17 projetos que integram o programa Viva-SE. O momento foi dedicado ao acompanhamento técnico das ações, permitindo uma visão geral do estágio atual de cada iniciativa e dos próximos passos previstos para este novo ciclo.

Na ocasião, também avançaram as discussões relacionadas à construção dos Roteiros de Autorizações de Projetos (RAPs) que serão encaminhados ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Esses documentos são fundamentais para viabilizar a liberação de recursos destinados à execução das propostas, assegurando o cumprimento dos critérios técnicos e institucionais exigidos.

Segundo o secretário especial da Cultura, Valadares Filho, a primeira reunião do ano reafirma o compromisso do Governo do Estado com a continuidade e o aprimoramento do programa. “O ‘Viva-SE’ é um projeto estruturante que começou a ser construído em 2025 e que, em 2026, avança para uma etapa decisiva. Este momento de alinhamento é essencial para garantir que cada projeto siga com planejamento, responsabilidade e integração entre as áreas, fortalecendo uma política pública que gera desenvolvimento e oportunidades para Sergipe”, destacou.

Programa Viva-SE

Composto por 17 projetos, o Viva Sergipe é uma operação de crédito no valor de R$ 195 milhões, financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e contrapartida do Governo do Estado. O programa é estruturado em projetos que transformarão os equipamentos culturais e turísticos sergipanos, ampliando oportunidades de geração de renda e valorizando a identidade cultural. Além de preservar o patrimônio, busca fortalecer a economia criativa, gerar oportunidades e valorizar a identidade sergipana.