Notícias

Terça-Feira, 20 de Janeiro de 2026 às 10:00:00
Governo de Sergipe avança na implantação do Sistema Eletrônico de Informações
Encontro realizado na Emgetis reforça integração entre órgãos estaduais e consolida liderança do Estado na transformação digital

O Governo de Sergipe deu mais um passo importante na implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) ao realizar mais uma reunião presencial com órgãos que fizeram parte do grupo piloto. O encontro, realizado na sede da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), teve como foco a construção da classificação documental, reunindo técnicos e gestores dos órgãos estaduais envolvidos na fase inicial do projeto, em mais um avanço estratégico na modernização da gestão documental e de processos administrativos do Estado.

Participaram da reunião representantes da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Secretaria Especial de Representação de Sergipe (Serese), Secretaria de Estado da Casa Civil e Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM).

Responsável pela disponibilização da plataforma no Estado, a Emgetis reforçou o papel da tecnologia como eixo central da transformação digital do Governo de Sergipe. O presidente Bráulio Abreu ressaltou que a implantação do SEI representa um marco na modernização da gestão pública estadual. “O SEI é uma das principais ferramentas da transformação digital do Governo de Sergipe e vai promover mais integração entre os órgãos, padronização de processos e uma maior eficiência administrativa. A Emgetis tem atuado de forma estratégica para garantir uma implantação segura, planejada e alinhada às diretrizes do Governo, fortalecendo a transparência e a qualidade dos serviços prestados à população”, destacou.

A diretora de Tecnologia da Emgetis, Kleyssie Pinheiro, destacou a importância do alinhamento institucional para o sucesso da implantação. “O SEI é um projeto estruturante para o Governo de Sergipe. Essa reunião presencial fortalece o diálogo entre os órgãos, permite ajustes mais precisos e garante que a expansão do sistema aconteça de forma segura, eficiente e alinhada às necessidades da administração pública”, afirmou.

Para a ponto focal da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Camille Santos, os encontros presenciais com os grupos de pontos focais são fundamentais para o sucesso da implantação do sistema. “Essas reuniões são essenciais para alinhar expectativas, esclarecer dúvidas e trazer mais transparência ao processo. Muitas vezes, a documentação técnica é necessária, mas acaba sendo mais fria e não consegue detalhar todas as especificidades que um projeto dessa complexidade exige. O diálogo direto permite que os órgãos compreendam melhor as etapas que estão sendo desenvolvidas e facilita as entregas, tanto para quem acompanha o projeto quanto para quem está diretamente envolvido na implantação do SEI”, destacou.

O documentalista responsável pela implantação do SEI, Valdemir Neto, explicou que o detalhamento correto dos processos é decisivo para a estruturação do sistema. “É fundamental compreender o objetivo de cada processo, como ele deve ser preenchido, onde se inicia, onde se encerra e qual é o produto entregue ao final. Durante o processo, também é necessário identificar corretamente os tipos de documentos gerados, seus assuntos e especificidades. Essas informações são essenciais para o levantamento dos cadastros, a definição dos códigos do plano de classificação e a elaboração da tabela de temporalidade de documentos, com os prazos de guarda, seja permanente ou para eliminação, além da tabela de equivalência. Quando os dados são preenchidos de forma incompleta ou inadequada, isso dificulta ou até inviabiliza a elaboração do plano de classificação e o correto cadastramento das atividades e processos no SEI”, destacou.

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) será a ferramenta oficial para a gestão de documentos e processos administrativos em meio eletrônico no Estado de Sergipe. A iniciativa integra a agenda de transformação digital do Governo, com foco no aumento da eficiência, transparência, sustentabilidade e agilidade dos serviços públicos oferecidos à população.