Notícias

Sexta-Feira, 09 de Janeiro de 2026 às 10:45:00
Banese apoia 51º Encontro Cultural de Laranjeiras e fortalece cultura sergipana
Um dos mais importantes eventos culturais do Brasil acontece até o dia 11 de janeiro e reforça a diversidade, a tradição e a preservação das manifestações folclóricas em Sergipe

O Banese é um dos apoiadores do 51º Encontro Cultural de Laranjeiras, evento tradicional de Sergipe que está entre os mais importantes do país. A programação do encontro seguirá até o dia 11 de janeiro e este ano tem como tema 'Culturas Populares e Folkcomunicação: é de ponta de pé, é de calcanhar', reforçando a diversidade, a tradição e a preservação das manifestações folclóricas brasileiras.

Para o presidente do Banese, Marco Queiroz, o Banco dos sergipanos tem orgulho de apoiar mais uma edição desse grande encontro, por considerá-lo um dos eventos mais emblemáticos do estado.  “Celebrar a cultura sergipana e as tradições populares, nas suas mais diversas vertentes, é reafirmar nossa identidade e valorizar a história do nosso povo. O Encontro de Laranjeiras é patrimônio vivo de Sergipe, e para o Banese, é uma honra contribuir para que essa chama permaneça acesa, e as raízes culturais do povo sergipano sejam cada vez mais vivificadas. Seguiremos comprometidos com iniciativas que promovam a cultura e fortaleçam nossa sergipanidade”, ressaltou. 

O secretário municipal de Cultura de Laranjeiras, Leomax Célio Silva Santos, enalteceu o Banese por apoiar mais uma edição do Encontro Cultural, e salientou o compromisso da Prefeitura e do Banco com as culturas populares e as modalidades das artes que o evento propõe.  “Laranjeiras é o coração da cultura sergipana, e no encontro temos literatura, culturas populares, urbanas e de massa em evidência, além de música, teatro, dança e oficinas. Para que toda a programação seja concretizada precisamos de apoios como o do Banese, o banco que está próximo a nós. A população laranjeirense agradece bastante o apoio e a atenção com a nossa cultura, que é a nossa verdadeira identidade”, salientou. 

Sobre o Encontro Cultural 

Além de teatro, dança e oficinas, a programação reúne apresentações de grupos folclóricos, a exemplo da Chegança, Cacumbi e Reisado, de cortejos e de vivências voltadas à folkcomunicação – comunicação popular. Há, ainda, simpósios, mostras e exposições, entre outras atrações, que tornam o evento um ponto de encontro entre artistas, pesquisadores, sergipanos e turistas.

Entre os destaques da programação está a grade musical do Palco Mundo, que reunirá durante os oito dias atrações locais e nacionais de diferentes ritmos e gerações. Entre os artistas que se apresentação no espaço estão Dilsinho, Joelma, Simone Mendes, Edcity, Devinho Novaes, Tarcísio do Acordeon e Sandro Reis. Já no palco Dona Lalinha, entre as apresentações musicais estarão a cantora Sandra Sá e o Padre Fábio de Melo.

A expectativa é de que os shows movimentem o turismo e impulsionem a economia do município, que tradicionalmente recebe milhares de visitantes durante a festividade. O secretário Leomax Célio afirmou que a 51ª edição do Encontro traz também algumas novidades, como a “invasão” da cultura do Norte do país, com a apresentação dos bois Caprichoso e Garantido, de Parintins (AM); a participação dos Maracatus de Recife (PE); e dos Zambiapungas de Nilo Peçanha (BA). “Essas atrações culturais que virão de darão ainda mais visibilidade ao Encontro Cultural de Laranjeiras”, comentou.