Segunda-Feira, 14 de Julho de 2014 às 09:16:00
Caranguejo gigante encanta turistas e comerciantes em Aracaju
A passarela do caranguejo recebeu um grande presente: o símbolo que nomeia um dos espaços mais frequentados da cidade

A Orla da Atalaia, em Aracaju, ganha mais um monumento que já virou ponto turístico obrigatório de turistas e sergipanos: um caranguejo gigante. Trata-se de uma escultura gigante do crustáceo (7 metros) que foi instalada na entrada do maior corredor gastronômico da capital - a Passarela do Caranguejo.

“Foram dois meses para que o caranguejo gigante ficasse pronto. Ele foi todo moldado na argila e depois confeccionado na fibra de vidro e pintado com tinta automotiva que é para resistir ao sol e a chuva", detalha o responsável pela obra o artesão sergipano, Ary Marques Tavares. “Foi uma grande satisfação fazer o Caranguejaço e saber que ele simboliza um produto que os sergipanos e turistas adoram. Sem dúvida alguma, é uma obra que simboliza o Estado e eterniza nossa gastronomia”.

O atrativo conquistou, também, os comerciantes locais que adotaram o crustáceo como se fosse deles. "Inclusive encomendei ao artista, que fez a escultura, um para o meu restaurante claro que bem menor, com 2 metros, que vai ficar aqui na entrada. Tomo conta mesmo. Reclamo para que o pessoal tire foto, mas que não suba na estrutura para não estragar o patrimônio. Tem que cuidar pra poder durar muito tempo", avisa o proprietário de um restaurante próximo, George Carlos entusiasmado com os benefícios que o monumento trouxe para o local. “Esse lado aqui, do início da passarela do caranguejo, era devagar. Mas, com esse monumento reanimou todo pessoal aqui de comércio”.

"Ficou maravilhoso, vai chamar mais gente para nossa área aqui e deu mais uma vida a esse trecho. Está chamando muito a atenção dos turistas, só nesses primeiros dias já deu pra perceber a diferença no movimento. Espero que o povo conserve essa beleza”, disse a garçonete Maria José.

Opinião dos Turistas

Para os turistas que fazem questão de parar para eternizar a obra pelas lentes de uma câmera fotográfica ou de celulares, a escultura faz justiça à beleza do crustáceo mais apetitoso do estado. “A ideia desta escultura foi maravilhosa - Aracaju é uma cidade turística, bela e que possui uma qualidade de vida excelente. Para mim não existe no nordeste uma cidade melhor”, destaca o baiano Jerônimo Costa.

Já para o casal mineiro, Edvan Porto e Jucilene Pimenta, que pela primeira vez estão no Estado, não poderia haver obra melhor para retratar a cidade. "Já vi obras magníficas, mas esta é perfeita. Uma escultura que retrata muito bem a culinária regional. É uma pena que este caranguejo seja tão grande senão, iria devorar ele todo", brincam.

Palavras respaldadas também pelos turistas de São Paulo, Luis Miguel  e Thaínara do Nascimento. "A escultura é belíssima e representa muito bem este estado maravilhoso que é Sergipe".

Vindos do Rio Grande do Sul, o casal José Roberto e Maria Luiza disse que estão em Aracaju para pegar um pouco do calor daqui, já que por lá está muito frio e estão encantados com o Estado, com a Orla da Atalaia e agora com o Caranguejaço. "Aqui é espetacular. Todos os dias estávamos fazendo caminhada na Orla, que por sinal tem muitos atrativos e é muito organizada, segura e limpa, isso chama a atenção dos turistas, até que vimos esse monumento. Uma obra muito bem feita. Viemos tirar fotografias para levar de recordação. Maria Luiza complementa afirmando que é uma justa homenagem. "O caranguejo é um prato típico daqui e é muito interessante ter um monumento que representa parte da cultura de Sergipe".

Deusa da Silva trouxe a família de Juazeiro/BA e enquanto todos estavam fazendo poses para a foto ela se encantava com o que via. "A cidade é muito linda gostei demais. O caranguejo é muito lindo, passei pela frente e disse que queria tirar foto aqui. É um atrativo a mais para Orla, já tiramos muitas fotos".

/ Notícias / turismo

Caranguejo gigante encanta turistas e comerciantes em Aracaju