Quarta-Feira, 08 de Março de 2023 às 08:00:00
Tenente-coronel PM Andreia Santana é a nova comandante do BPTur
A nova comandante do BPTur completou 23 anos de corporação no último dia 3 e traz consigo uma vasta bagagem profissional

O comandante-geral da Polícia Militar de Sergipe anunciou na tarde de terça-feira, 7, o nome da tenente-coronel PM Andreia Santana para o comando do Batalhão de Policiamento Turístico. A nova comandante do BPTur completou 23 anos de corporação no último dia 3 e traz consigo uma vasta bagagem profissional.

Natural de Aracaju, a tenente-coronel PM Andreia ingressou na Polícia Militar de Sergipe por meio do curso de formação de oficiais, após aprovação no vestibular da Universidade Pio Décimo, no ano de 2000, e se formou na Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, na cidade de Fortaleza, no Ceará. Após três anos de formação, ela retornou à terra natal como bacharela em Segurança Pública.

A tenente-coronel prestou serviço nas mais diversas áreas da PM/SE e a primeira unidade de trabalho foi a antiga CPRv, atualmente BPRv, ainda como 2° tenente PM. Na sequência, foi transferida para a extinta Companhia Escolar. Foi também coordenadora de Operações do Copom, atualmente Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) 190. No Quartel do Comando Geral (QCG), foi chefe de gabinete do Subcomando até o ano de 2015, quando passou a compor o Comando Policial Militar do Interior, assumindo, inclusive, a Chefia de Operações desse grande comando. Em 2022, foi classificada como Chefe de Operações do Comando Policial Militar da Capital (CPMC). Atualmente, a tenente-coronel PM Andreia Santana estava lotada na Assessoria Jurídica da 1ª Seção do Estado Maior Geral.

“Sinto-me honrada em comandar o Batalhão de Turismo da Polícia Militar e agradeço ao comandante-geral pela confiança em mim depositada. Vamos realizar um trabalho eficiente, eficaz, à frente do comando da unidade, sempre com Deus à frente. Dando continuidade ao trabalho de excelência que vinha sendo feito pelo tenente-coronel PM Jorge Cirilo, conto com o apoio de todos os oficiais e demais policiais militares do BPTur, para desempenhar as funções de comando desta unidade. Nosso foco será sempre o policiamento ostensivo preventivo, reforçando as rondas diárias, para garantir a segurança do cidadão sergipano, assim como dos turistas que visitam nosso Estado”, declarou a nova comandante do BPTur.

A militar também fez diversos cursos de especialização e aperfeiçoamento ao longo de sua carreira. Em 2010 e 2011 fez o curso de pós-graduação Lato-Sensu em Violência, criminalidade e Políticas Públicas na Universidade Federal de Sergipe. No ano de 2014, pela Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, em Maceió/AL, fez o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), e em 2017 concluiu o curso de direito pela Universidade Cidade de São Paulo, que teve duração de dois anos e foi ofertado aos oficiais da PM/SE, e se tornou bacharela em Direito.

/ Notícias / seguranca-publica

Tenente-coronel PM Andreia Santana é a nova comandante do BPTur