Quinta-Feira, 25 de Janeiro de 2007 às 09:40:00
SSP define medidas para combater assaltos a ônibus

Empenho e compromisso. Essas foram as determinações do secretário de Segurança Pública, Kércio Silva Pinto, durante uma reunião com empresários e sindicalistas do setor de transporte, das polícias Civil e Militar e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), realizada na quarta-feira, 24. O objetivo do encontro foi adotar medidas para combater os assaltos a ônibus na Grande Aracaju.

Segundo o superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), José Carlos Amâncio, o prejuízo causado por assaltos passou de R$ 56 mil no ano passado. De acordo com as estatísticas do Setransp, as ações acontecem com maior freqüência entre quinta-feira e domingo, das 18h às 24h, em especial nas linhas Maracaju/Centro, Sanatório/Dia e Augusto Franco/Bugio.

O secretário de Segurança disse que, mesmo a discussão sendo antiga, até o momento não houve resultados satisfatórios. Kércio Pinto pediu empenho das empresas para criar mecanismos para coibir os assaltos. O Setransp se comprometeu em adotar medidas emergenciais, como a perfuração de todos os vales-transportes, a instalação de câmeras nos ônibus que circulam pelos locais mais problemáticos e a realização de um estudo para instalação de catracas eletrônicas nos veículos.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Aracaju (Sinttra), João Batista Santos, foram registrados 24 assaltos a ônibus neste ano. Ele acredita que com a adoção dessas medidas e o aumento das blitze, os assaltos irão diminuir. "Já no início deste ano tivemos redução de 80% em apenas uma semana devido à intensificação do policiamento", disse João Batista.

O secretário pediu ao Sinttra para explicar à categoria a necessidade de perfurar os vales e denunciar os assaltantes. Também foi anunciado o projeto de instalação de uma unidade policial especializada em assaltos a ônibus. "A principio, ela funcionaria na Delegacia Plantonista Centro", disse o coordenador das delegacias da capital, Joel Ferreira.

O coronel Antônio dos Santos, comandante do policiamento militar da capital, adiantou que as blitze serão intensificadas nas regiões onde as estatísticas da Polícia Militar apontam a maior incidência de crimes, como os bairros Santa Maria, Sanatório e Bugio, o Conjunto Jardim e outras áreas do município de Nossa Senhora do Socorro. Durante as blitze, serão utilizados policiais sem farda dentro dos ônibus.

/ Notícias / seguranca-publica

SSP define medidas para combater assaltos a ônibus