Sexta-Feira, 02 de Fevereiro de 2007 às 11:30:00
Projeto Verão: 525 policiais militares farão a segurança

O esquema de segurança do Projeto Verão 2007, que começa nesta sexta-feira, 2, está pronto. O Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, vai disponibilizar 525 policiais militares. Eles vão trabalhar nos dois locais de apresentações artísticas, a Orla de Atalaia e a Rua da Cultura, no Centro de Aracaju. A estimativa é de que 50 mil pessoas prestigiem cada noite do evento. Os shows serão realizados até a próxima segunda-feira, 5.

Os policiais serão divididos por setor. Parte do efetivo fará o patrulhamento motorizado, com carros e motos, e com cavalos nas ruas e avenidas vizinhas aos locais dos shows. Eles vão inibir assaltos e orientar o tráfego de veículos. Outra parte ficará a pé e fará a segurança do público, próximo aos dois palcos. Uma ambulância e uma guarnição do Hospital da Polícia Militar, com médicos e enfermeiros militares, estarão disponíveis para atender eventuais ocorrências clínicas ou de trauma.

Serão empregados a cada noite pelo Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC) policiais de todas as unidades sediadas na região metropolitana, como Batalhões de Policiamento Comunitário (BPCom), Batalhão de Policiamento de Guarda (BPGd), Batalhão de Policiamento de Choque (BPChq) e Batalhão de Segurança Patrimonial (BESP).

Entre as subunidades destinadas a atividades especializadas, foram escalados o Esquadrão de Policiamento Montado (EPMon) e as companhias de Policiamento Turístico (CPTur), Fazendário (CPFaz), Escolar (CSEsc), Rodoviário (CPRv), de Trânsito (CPTran), de Radiopatrulha (CPRp) e de Comando e Serviço (CCSv). Também complementam o trabalho os alunos em estágio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).

Parceria

O Projeto Verão 2007 é realizado pela Prefeitura de Aracaju desde 2002, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju). As três primeiras noites do evento acontecem na Orla de Atalaia. Os shows de sábado, dia 3, terão o maior reforço, com 270 policiais. As atrações são Titãs, Maria Escombona e Lenine. A sexta-feira, dia 2, reserva as apresentações de Vanessa da Mata, Pato Fu e Naurêa, e o domingo, Pitty, Karne Krua, Rockassetes e Finitude. Essas duas noites terão 190 policiais cada. Já na segunda-feira, dia 5, se apresentam na Rua da Cultura MV Bill, Patricia Polayne, Família Milgrau, Ação Crítica, Mensagem Negra. Para essa noite está previsto um efetivo de 75 policiais militares.

Além da Polícia Militar, o Projeto Verão conta com a participação do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, da Polícia Federal, da Defesa Civil, da Guarda Municipal, da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

/ Notícias / seguranca-publica

Projeto Verão: 525 policiais militares farão a segurança