Quarta-Feira, 29 de Setembro de 2021 às 10:15:00
Perícia e Polícia Civil recebem scanner para obtenção de dados e informações de veículos apreendidos
Equipamentos foram adquiridos por meio das transferências de recursos do Fundo a Fundo

O Instituto de Criminalística (IC) recebeu um scanner veicular. O equipamento é utilizado na perícia de veículos que foram apreendidos durante as ações policiais e fornece informações e dados complementares para robustecer os laudos periciais que subsidiam as investigações conduzidas pelas unidades policiais. Com o equipamento, será possível obter informações que estão presentes no histórico do veículo.

O diretor do IC, Luciano Homem, ressaltou que o equipamento amplia a possibilidade de exames periciais que são feitos nesses veículos. “É mais um equipamento que faz parte dos investimentos que vêm sendo realizados pela SSP na Perícia Oficial. O scanner vai ajudar na realização de exames em veículos para ajudar nessa identificação, de modo a dar mais celeridade, segurança e robustez nas provas”, evidenciou.

O perito criminal Jorge Barreto explicou que o equipamento funciona acessando os sistemas embarcados no veículo alvo da perícia. “Através de uma interface presente no veículo, o scanner acessa todos os sistemas eletrônicos naquele veículo. Esses sistemas estão inseridos no ABS, na injeção eletrônica. Existem vários sistemas e esse scanner, com a interface em comum, vai acessá-lo”, detalhou.

Jorge Barreto revelou que o equipamento complementa os laudos periciais com informações adicionais que robustecem a perícia. “O scanner busca informações adicionais que vão servir para utilizar no embasamento das perícias veiculares. Essas informações podem ser o número de chassi, a versão de hardware. São informações complementares para a identificação do veículo”, acrescentou.

O agente Luis Carlos de Santana, da Divisão de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), da Polícia Civil, lembrou que o equipamento leva em consideração a modernização dos veículos. “Esse projeto nasceu em 2010, quando na DRFV, identificamos a necessidade de adquirir um scanner automotivo, tendo em vista que as montadoras já estavam implementando a tecnologia embarcada. Com a aquisição desse material, a DRFV pôde elucidar muitos crimes de adulterações”, revelou.

Luis Carlos de Santana também ressaltou que o equipamento está preparado para identificar adulterações em veículos novos que chegam ao mercado. “Esse scanner vai possibilitar a DRFV e ao IC identificar todos os sistemas embarcados nos veículos, inclusive futuros lançamentos, verificando módulos de centrais eletrônicas. Nós só temos a  agradecer à Secretaria da Segurança Pública por propiciar esse material”, pontuou.

Segundo Alessandra Fabiana, diretora da Assessoria de Planejamento (Asplan/SSP), os dois scanners para obtenção de dados e informações de veículos apreendidos foram adquiridos no valor total de R$ 24.706,00 por meio das transferências de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) para o Fundo Estadual vinculado ao Termo de Adesão 52/2020 – pactuado com o Ministério da Justiça de Segurança Pública – MJSP. Portanto, os referidos bens foram adquiridos em consonância com o programa finalístico Enfrentamento à Criminalidade, divulgado pelo MJSP.

/ Notícias / seguranca-publica

Quarta-Feira, 29 de Setembro de 2021 às 10:15:00