Quarta-Feira, 08 de Fevereiro de 2023 às 12:00:00
Escritório Social proporciona chance de recomeço para egressos do sistema prisional
Serviço oferece apoio para reinserção no mercado de trabalho

Uma nova chance para a reinserção social produtiva. Essa é a finalidade do Escritório Social, serviço criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2016 e implementado em Sergipe no final de 2020. Ele oferece aos egressos do sistema prisional e suas famílias o apoio para reinserção, intermediando, inclusive, postos de trabalho.

Qualquer pessoa que chegou ao sistema prisional pode acessar o serviço. “Seja provisório ou sentenciado, qualquer pessoa que chegou ao sistema prisional tem direito aos nossos serviços quando ele sai do sistema”, explica uma das coordenadoras do Escritório Social em Sergipe, Fernanda Batista.

Funcionando no Fórum Olímpio Mendonça, no conjunto Orlando Dantas, em Aracaju, desde novembro de 2020, o Escritório Social realizou, até dezembro de 2022, cerca de 1.330 atendimentos. No entanto, além do atendimento presencial, o egresso pode buscar o atendimento também através do aplicativo “Escritório Social Virtual”, que está disponível para sistemas Android e IOS.

Lá, em parceria com outras secretarias, são oferecidos serviços como a elaboração de currículos e encaminhamento para a Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), orientação e encaminhamento para o atendimento médico e/ou psicológico, regularização de documentos, entre outros.

Acolhimento

A assistente social Roberta Santos comenta sobre a importância do serviço prestado para a retomada dos vínculos com a família e a sociedade. “Aqui, muitas vezes, é o primeiro local que o egresso ou a egressa entra e pensa ‘tem alguém olhando para mim’. Nós ouvimos muitos relatos assim, e esse é, de fato, o nosso trabalho. É fazer esse resgate de direitos, chamar pelo nome, o que, por incrível que pareça, causa até estranhamento neles. O nosso ponto chave é os egressos entenderem que não são um número de processo, um apelido que deram na rua ou na cadeia, nem o crime que cometeram”, reforça.

O psicólogo João Costa acrescenta que os egressos e egressas pagaram ou ainda estão pagando em razão da mudança de regime é com a Justiça, enquanto que no Escritório Social há um resgate dessas pessoas enquanto cidadãs.

Apesar de não ser uma ação típica do Escritório Social, as coordenadoras em Sergipe iniciam o trabalho de divulgação dos serviços prestados ainda nas unidades prisionais. “Nós acabamos abordando também os pré-egressos, que são os que estão a seis meses da soltura, conversando com eles sobre os serviços que oferecemos”, explica a coordenadora Géisa Garcia.

Os telefones de contato do Escritório Social são 79 3251-9842 e 98851-9702, com atendimento das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.

/ Notícias / seguranca-publica

Serviço oferece apoio para reinserção no mercado de trabalho