Terça-Feira, 30 de Janeiro de 2007 às 12:40:00
Detran vai orientar motoristas sobre regras para uso do engate

O Detran vai realizar, em Sergipe, um trabalho educativo para orientar os condutores de veículos sobre as novas regras para o uso de engates, antes do início da fiscalização pela Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran). Isto porque terminou na última sexta-feira, 26, o prazo para que os proprietários de veículos realizassem as modificações no engate, de acordo com a Resolução 197 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Segundo a resolução, o engate deve ter esfera maciça apropriada para o tracionamento de reboque, tomada e instalação elétrica para a conexão do veículo rebocado, dispositivo para fixação da corrente de segurança e ausência de superfícies cortantes. Estas regras valem, também, para as pessoas que já possuem o acessório instalado no veículo.As revendedoras e importadoras de veículos também terão que seguir normas. Até 31 de julho deste ano, as montadoras deverão informar ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) os modelos dos veículos que possuem capacidade para tracionar reboque, e publicar no manual do proprietário os pontos de fixação do engate e a capacidade de tração do veículo.Os fabricantes do engate terão até 30 de julho de 2008 para fixarem na estrutura do dispositivo uma plaqueta inviolável contendo o nome do fabricante, CNPJ e identificação do registro concedido pelo Inmetro, modelo e capacidade máxima de tração do veículo ao qual se destina e uma menção à Resolução 197 do Contran, que estabelece as normas para uso do acessório.

/ Notícias / seguranca-publica

Detran vai orientar motoristas sobre regras para uso do engate