Sexta-Feira, 15 de Outubro de 2021 às 13:45:00
Defesa Civil Estadual realiza encontro com coordenadorias municipais
Evento reuniu coordenadorias de defesa civil de 46 municípios sergipanos

Na manhã desta sexta-feira (15), o Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec) realizou o I Encontro Estadual 2021 das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdecs). O evento que faz parte da programação da Semana Nacional de Redução de Desastres, realizada pela instituição, contou com a participação de mais de 60 pessoas, entre agentes e coordenadores de 46 municípios sergipanos.

Realizado no pátio da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (Seit), o encontro obedeceu todos os protocolos de segurança para proteção e prevenção contra a Covid-19 e teve como objetivo aproximar o departamento estadual das coordenadorias municipais, além de apresentar o projeto do Simulado de Gestão de Desastres, o qual ocorrerá no próximo dia 27 de outubro, na Praça de Eventos da Orla de Aracaju, onde alguns coordenadores municipais poderão participar e entender o desenvolvimento do gerenciamento do desastre entre várias forças envolvidas.

Ações relevantes

Diretor do Departamento de Defesa Civil da Barra dos Coqueiros, Edson Santos só tem elogios e agradecimentos pela realização do encontro. "O evento de hoje foi de suma importância para a interação da Defesa Civil Estadual com as Coordenadorias das Defesas Civis Municipais, sem contar que na oportunidade também recebemos os coletes, e, o mais importante, pudemos trocar informações entre os colegas, e, posteriormente mostrar aos gestores municipais o quanto o trabalho feito pela Defesa Civil é salutar para a população", frisou.

Para o coordenador da Defesa Civil do município de Salgado, Afonso Januário, a ideia do Depec em realizar o evento foi de suma importância para as coordenadorias do interior. "Depois do turbulento período da pandemia, é a primeira vez que estamos nos reunindo com quase todos os coordenadores do Estado para aprender ainda mais. Agradecemos ao tenente-coronel Luciano Queiroz por possibilitar esse encontro em que obtivemos alguns conhecimentos e assim possamos cuidar melhor da comunidade", ressaltou.

Segundo o diretor do Depec, tenente-coronel, Luciano Queiroz, os encontros e capacitações servem para que os agentes possam vivenciar e desenvolver ações que servirão para prepará-los na atuação em eventos adversos micros ou mais complexos. “Com o controle da pandemia é de extrema importância que possamos retornar aos nossos cursos e encontros presenciais, pois assim conseguimos estreitar nossos laços a fim de atuarmos cada vez mais capacitados. A Defesa Civil é um sistema que trabalha integrado nos três entes federativos (Municipal, Estadual e Federal), e temos de estar preparados para agirmos sempre em conjunto, em quaisquer adversidades”, enfatizou.

Ainda na ocasião, o Depec fez a entrega dos Kits de Defesa Civil para alguns dos coordenadores municipais que concluíram o curso de  Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) realizado no formato EAD (educação a distância), promovido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).

/ Notícias / seguranca-publica

Defesa Civil Estadual realiza encontro com coordenadorias municipais