Sexta-Feira, 19 de Novembro de 2021 às 16:00:00
Defesa Civil Estadual participa de Encontro Nacional em Brasília
Encontro reuniu coordenadores de Defesa Civil de todos os estados da Federação

O Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec) representado pelo seu diretor, tenente-coronel, Luciano Queiroz, participou nos dias 17 e 18, em Brasília, do Encontro Nacional dos Coordenadores Nacionais de Proteção e Defesa Civil.

Promovido pelo Conselho dos Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil, o evento teve como objetivo discutir assuntos voltados às ações de defesa civil em situações de desastres, implementação de políticas públicas, entre outras atividades.

No encontro, os gestores estaduais entregaram ao Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, um projeto de capacitação, foi concluída a eleição dos cargos vacantes no Conselho Nacional, em que o Secretário Executivo da Defesa Civil de Pernambuco, tenente-coronel, Leonardo Rodrigues, foi eleito o 2º presidente, feita a revisão do estatuto do Conselho Nacional, proferidas palestras sobre temas atuais relacionados às situações de desastres, além de realizada de uma reunião com os conselheiros.

Ainda durante as atividades, foram expostos projetos exitosos por parte das Coordenadorias Estaduais de Defesa Civil, sendo um projeto por cada região. Representando a região Nordeste, a Defesa Civil de Pernambuco apresentou o Manual de P&DC com a sistematização das ações para riscos hidrológicos, tema discutido entre os coordenadores estaduais do Nordeste há pouco mais de uma semana.

Segundo o diretor do Depec, tenente-coronel, Luciano Queiroz, a realização do Encontro foi de extrema relevância para os gestores das defesas civis estaduais. "Pudemos trocar experiências, conhecer as boas práticas desenvolvidas em outros estados e implantá-las na nossa gestão, e o mais importante, entender que a Defesa Civil não é um órgão, mas um sistema que atua em todos os níveis (nacional, estadual e municipal), e que é através dele que podemos conhecer a nossa capacidade de resposta para prestar um serviço eficiente e de qualidade à sociedade", afirmou.

/ Notícias / seguranca-publica

Defesa Civil Estadual participa de Encontro Nacional em Brasília