Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2021 às 18:30:00
Comitê avalia como positiva modificação no trânsito da Rodovia José Sarney
Após discussões, equipe decidiu que a partir do dia 24, o horário do sentido mão única será das 10h às 14h.

No final da tarde da terça-feira, 19, o secretário estadual do desenvolvimento urbano e sustentabilidade, Ubirajara Barreto, se reuniu com representantes da Polícia Militar, Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran),  Batalhão de Policia Rodoviária Estadual (BPRv), Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER) e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT Aju), a fim de avaliar o primeiro domingo de modificação no trânsito da Rodovia José Sarney (SE-100), na Zona Sul da capital, ocorrida no último dia 17.

A mudança torna em sentido único aos domingos e feriados, das 10h às 15h, o tráfego na rodovia do trecho onde estão sendo executadas as obras do projeto de urbanização da Orla Sul, de modo que nesse período ele passa a operar apenas no sentido Aracaju ao Mosqueiro, evitando engarrafamentos e assegurando a fluidez ao trânsito.

Após as explanações individuais de todos os envolvidos do primeiro dia da modificação, chegou-se a um consenso de que a mudança ocorreu de acordo com o previsto. "A alteração surtiu efeito positivo, o tráfego esteve sob controle, a aceitação por parte da maioria dos condutores e da população foi satisfatória, e, em razão da boa fluidez no trânsito, todos os envolvidos chegaram a um comum acordo de reduzir em uma hora o tempo do sentido mão única, que a partir do próximo domingo, 24, será das 10h às 14h", explicou Ubirajara Barreto.

Segundo o comandante da CPTran, Major Aldevan Silveira, a operação prosseguirá de acordo com o cronograma já estabelecido. "Mesmo com um número aproximado de 10 mil veículos durante as cinco horas de operação, não tivemos nenhum imprevisto ou intecorrência, porém, mesmo reduzindo o tempo em uma hora a partir do próximo domingo, ampliaremos o efetivo com mais uma guarnição", revelou.

Para o comandante do BPRV, Major Eduardo Figueiredo, a participação de todos os órgãos envolvidos foi preponderante para a eficácia da ação. "Os condutores seguiram à risca as orientações das equipes, as sinalizações foram respeitadas, e, como resultado, o tempo de deslocamento no sentido Atalaia/Mosqueiro foi reduzido em mais de 50%. Além disso, a presença dos agentes em diversos pontos da rodovia  deixou os frequentadores  mais tranquilos em relação à segurança", afirmou.

Alterações
Além da redução no tempo da mão única e no aumento de uma guarnição de equipe, o comitê fez outros ajustes. "Providenciaremos mais placas indicativas que serão instaladas a partir do segundo domingo da operação, a fim de reforçar a orientação aos condutores e garantir a fluidez no trânsito", declarou o Diretor-Presidente do DER, Carlos Alberto Araújo.

Também envolvido no processo da alteração, a SMTT Aju continuará prestando apoio no que se fizer necessário. "Participamos desde o início da elaboração da mudança no tráfego, instalamos os painéis informativos destinados aos condutores, fizemos a orientação no que diz respeito ao transporte público municipal, disponibilizamos profissionais para atuar no período da operação  e estamos apostos para qualquer eventualidade que venha ocorrer", ressaltou o Superintendente da SMTT, Renato Telles.

Participaram ainda da reunião, o Comandante do Policiamento da Capital, Coronel Moura Neto, o assessor da presidência do DER, Geraldo Motta, o coordenador de sinalização da SMTT Aju, Diego Carvalho e o diretor de trânsito da SMTT, Thiago Alcântara.

/ Notícias / seguranca-publica

Comitê avalia como positiva modificação no trânsito da Rodovia José Sarney