Quinta-Feira, 17 de Junho de 2021 às 13:00:00
Ciaps passa a ser Centro Integrado de Referência em Atenção à Saúde e amplia ações de prevenção na SSP
Unidade atuará como gestora da demandas de saúde de baixa complexidade e terá como carro-chefe a prevenção de doenças ocupacionais

O Centro Integrado de Atendimento Psicossocial (Ciaps), da Secretaria da Segurança Pública (SSP), passou a ser o Centro Integrado de Referência em Atenção à Saúde (Cirast). O órgão tornou-se gerenciador da política de saúde e melhoria da qualidade de vida, destinado aos operadores de segurança pública de Sergipe. O Cirast toma como base modelos de atenção em saúde de baixa complexidade e tem como foco principal a prevenção na saúde integral, acolhendo as demandas dos trabalhadores da SSP, que lidam constantemente com situações de violência e criminalidade, colocando em risco a saúde e sua própria vida.

O então Ciaps, que está em funcionamento desde 2004, foi criado pelo convênio 111/2003, firmado entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a SSP. No ano passado, foram realizados 937 atendimentos em meio às limitações devido aos protocolos de segurança adotados em razão da pandemia da Covid19. Já neste ano de 2021, com a nova nomenclatura Cirast, foram realizados 285 atendimentos de janeiro a abril.

A coordenadora do Cirast, Iolanda Aragão, explicou que, com a criação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), foram definidas medidas para ampliação das ações de saúde dos profissionais da área da segurança pública. “Nós éramos o Ciaps, tendo como ação o atendimento de ordem psicossocial dos operadores da segurança pública. Com a aprovação do Susp, foi criada, no eixo de valorização profissional, uma ação que já trabalhávamos a nível nacional, reivindicando uma política de saúde um pouco mais abrangente e ampliada no sentido de necessidade de proteção, prevenção e proteção à saúde dos operadores da segurança pública”, detalhou.

Iolanda Aragão salientou que o Cirast está em processo de estruturação para atuar tanto nas ações de atendimento às demandas de saúde, quanto naquelas voltadas à prevenção de doenças ocupacionais. “A elaboração desse novo plano prevê uma ação um pouco mais ampliada, no sentido de fazermos ações de proteção e prevenção à saúde, e de intervenção. Nessa pretensão, passamos a funcionar como um centro de referência, mais ampliado, olhando a saúde numa perspectiva biopsicossocial, ou seja, saímos de uma função de apoio psicossocial, para uma função de proteção, prevenção e atenção à saúde. Há uma ampliação de todas as ações já executadas dentro do núcleo”, mencionou.

A coordenadora do Cirast ressaltou o foco na atuação preventiva e informou que, como órgão gestor das demandas de saúde da SSP, serão ofertadas outras especialidades de atendimento aos servidores da secretaria. “Iremos atuar dentro dos órgão de segurança pública com ações voltadas à prevenção de saúde, pois precisamos estar antes dos processos de adoecimento. Nosso carro-chefe tem que ser a prevenção. O que nós passamos a ofertar é ampliação da nossa equipe e agora há a atenção da serviços social, da psicologia, da fisioterapia, da nutrição, das assistência clínica médica, terapias ocupacionais e complementares”, especificou.

Atendimentos do Ciaps

Dos atendimentos realizados observou-se como maior destaque  os sintomas da depressão com 25% dos casos, seguido dos sintomas da ansiedade com 17%. Uma questão que despertou preocupação foram os relatos, nesses atendimentos, sobre a tentativa de suicídio identificando em 11% desses atendimentos e apresentando sintomas de ideação suicida  em 35% desses relatos. Do ponto de vista institucional, ficou evidenciado uma maior prevalência de profissionais da Polícia Civil com 53,3% do público atendido, seguido por 26,7% do Corpo de Bombeiros Militar e 16,7% da Polícia Militar.

/ Notícias / seguranca-publica

Quinta-Feira, 17 de Junho de 2021 às 13:00:00