Quinta-Feira, 28 de Novembro de 2019 às 20:30:00
Belivaldo inaugura Instituto de Análises e Pesquisas Forenses
Com investimento de mais de 4 milhões, o Instituto conta com quatro laboratórios de alta tecnologia.

O governador Belivaldo Chagas inaugurou, na tarde desta quinta-feira (28), o Instituto de Análises e Pesquisas Forenses Luiz Bispo (IAPF), em São Cristóvão. Situado no complexo do Sergipetec, o novo espaço custou R$4,2 milhões ao Estado, por meio do Proinveste e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).

O IAPF conta com quatro laboratórios de alta tecnologia: Laboratório de Toxicologia Forense, de Química, de Biologia e de Genética Forense (DNA). O governador explica que “o Estado dá as condições técnicas, com os laboratórios que aqui estão montados, automaticamente, teremos mais agilidade no trabalho investigativo para auxiliar na justiça como todo. Com isso podemos garantir melhores condições àqueles que fazem a Segurança Pública, para que continuem exercendo as suas atividades, prestando excelente serviços à sociedade”, enfatizou o governador.

“É um instituto de excelência. E em todos os aspectos. Já está em pleno funcionamento. vai ajudar a polícia, a justiça, para se que faça justiça de verdade mesmo. Com a inauguração do IAPF, o trabalho investigativo da polícia técnica de Sergipe é enriquecido.”, evidenciou o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy de Menezes.

O instituto tem como objetivo a realização de exames nos campos comuns à Criminalística e a Medicina Legal, fornecendo prova material e científica através de laudos periciais colaborando decisivamente com a justiça. Maria Auxiliadora Gomes Bispo Bittencourt, Diretora do IAPF, acredita que “é um marco no estado de Sergipe essa inauguração. Antes nós precisávamos fazer perícia em outros estados. Tudo isso porque nao tínhamos estrutura física. Não havia profissional, nem investimento, nem ferramentas. Uma série de medidas foram tomadas para conseguirmos inaugurar esse instituto. O governo agora pode atender a sociedade da forma que ela merece, que são nos momentos mais difíceis da vida das pessoas, como a elucidação de uma morte”, disse.

Nailson Correia de Araújo, perito criminal, coordenador do Laboratório de Drogas, concluiu contabilizando os laudos emitidos desde a criação em 2012. “Em 2012 nós tínhamos emitido cerca de 240, em 2015 após o primeiro concurso para perito criminal nós pulamos para 700 laudos. Hoje, 2019, até o momento nós estamos com quase 3000 laudos emitidos, isso por conta de todo o investimento que possuímos”, finalizou.

/ Notícias / seguranca-publica

Belivaldo inaugura Instituto de Análises e Pesquisas Forenses