Quinta-Feira, 17 de Setembro de 2020 às 15:30:00
Vigilância Sanitária Estadual fiscaliza bares da Aruana
A maioria dos estabelecimentos têm se esforçado para seguir as recomendações dos protocolos sanitários

O Governo do Estado continua fiscalizando os segmentos econômicos que voltaram a funcionar para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários. Na manhã desta quinta-feira, 17, a Vigilância Sanitária Estadual esteve nos bares da Aruana e Mosqueiro para orientar os donos de estabelecimentos, a exemplo de bares e restaurantes da região. A ação contou com o apoio da Vigilância Sanitária Municipal.

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Ávio Britto, apesar de ser uma fase de adaptação, a maioria dos estabelecimentos têm se esforçado para seguir as recomendações. Os estabelecimentos que estão cumprindo as normas sanitárias recebem o Selo Sanitário de Combate à Covid-19.

Ávio Britto explica que as inspeções têm caráter orientativo, de acordo com ele, os estabelecimentos que não cumprem as normativas são notificados e é dado um prazo para enquadramento. “Nesses estabelecimentos que estamos fiscalizando como restaurantes, bares e feiras livres, sejam da capital ou do interior, analisamos o cumprimento dos protocolos sanitários, inspecionando distanciamento das mesas, a disponibilização de álcool a 70% e o uso de máscaras”, pontua.

O gerente de um restaurante localizado no Mosqueiro, Fernando Costa, relata como tem sido o retorno das atividades. “A importância desse trabalho é garantir a continuidade da segurança que as pessoas precisam ter para acessar esses locais ainda durante a pandemia, então a gente mantém o distanciamento, o local higienizado e cumpri todas as regras estabelecidas, para que o bar não feche novamente”, enfatiza.

A turista mineira Maria Cecília Oliveira observa que tem pessoas que respeitam o distanciamento e o uso da máscara e outras não. “Lamentavelmente, noto que alguns não entendem que é necessário, mas vejo que o estabelecimento está preparado e tomando todas as medidas cabíveis para receber os clientes”, conclui.

A retomada da atividade está sendo uma fase de adaptação para todos. A fiscal sanitário Victória Menezes destaca como tem sido a fiscalização. “O Selo Sanitário configura que existe a segurança nos estabelecimentos e que eles estão seguindo as recomendações e todo protocolo fundamental. A receptividade tem sido tranquila e o cumprimento ao pé da letra de todas essas normas vêm se dando de forma gradativa até porque trata-se de uma adaptação para todos, as pessoas estão ouvindo todas as recomendações e tentando seguir ao máximo para obter êxito”, salienta.

/ Notícias / saude

Vigilância Sanitária Estadual fiscaliza bares da Aruana