Sábado, 12 de Junho de 2021 às 11:30:00
SergipePrevidência adere à campanha de doação de sangue do Hemose

SergipePrevidência e Hemose, juntos, para salvar vidas. Foi com esse objetivo que cerca de 20 colaboradores do SergipePrevidência participaram, nesta sexta-feira (11), da ação coletiva de doação de sangue ao Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). Por conta do número de pessoas, a equipe foi dividida em duas turmas, em horários seguidos, para facilitar a logística de organização de ambas as instituições e respeitar os protocolos de biossegurança, diante da pandemia de Covid-19. A atividade acontece em alusão ao Junho Vermelho, mês em que se intensificam as campanhas de conscientização pela doação de sangue.

A programação especial de junho faz referência ao dia 14 deste mês, quando se celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue. De acordo com a gerente de Captação de Doadores do Hemose, Rozeli Dantas, parcerias como a do SergipePrevidência são fundamentais para que os estoques do Centro se recuperem do recente momento de baixa e se tornem, novamente, estáveis.

“No início deste ano, tivemos uma baixa muito grande. O ideal são 120 doações por dia, e nós estávamos recebendo em torno de 40 a 50 doações. Como este mês é o Junho Vermelho, houve essa movimentação grande dos parceiros e empresas, todo mundo querendo ajudar. Desta forma, nós estamos, agora, conseguindo estabilizar nosso estoque. Ainda não é o ideal, mas estamos mais confortáveis do que a algumas semanas atrás. Então, nós, do Hemose, só temos a agradecer, cada vez mais, a esses parceiros. Sangue não se fabrica, sangue tem que ser doado, então a gente precisa desse doador”, afirma.

A gerente administrativa do SergipePrevidência, Jéssica Menezes, foi uma das doadoras. Para ela, campanhas como essa servem de incentivo para que mais pessoas passem a doar ou possam doar novamente. Como é o caso dela, doadora pela segunda vez.

“As duas vezes foram através do trabalho, mas é algo que quero levar ao longo da vida, seja em grupo ou individualmente. Sempre tive vontade de doar, mas não tinha tido oportunidade ou aquele `empurrãozinho`, como costumam falar. Se todos soubessem a importância da doação e como ela salva vidas, até mesmo as nossas, talvez não houvesse tanta necessidade e escassez. Ainda mais agora na pandemia, em que os estoques de sangue estão baixos, a ajuda da população e conscientização seria de suma importância. Espero que, com o passar do tempo, com campanhas publicitárias, isto se torne uma prática comum em nossa sociedade”, comenta.

José Roberto de Lima Andrade, diretor-presidente do SergipePrevidência, reforça sobre a importância de cuidar da sociedade, por meio da adesão a projetos sociais, como o de doação de sangue. “Saber que podemos salvar vidas de outras pessoas, inclusive, através de parceria como essa, do Hemose, é um ato de atenção, cuidado com o próximo, algo que já fazemos diariamente, no SergipePrevidência. A diferença é que, no instituto, conhecemos nosso público, através dos nossos cadastros. No caso da doação de sangue, isso vai além, por não sabermos a quem aquela ação será destinada. O mais importante é que salvaremos vidas”, conclui.

Doações

As doações ao Hemose estão sendo feitas somente por agendamento, a fim de evitar aglomerações e assegurar o cumprimento das normas sanitárias. Para realizar o agendamento, basta entrar em contato pelos números (79) 3225 3174 e 3225 8039.

O Hemose está aberto de segunda a sexta, das 7h30 às 17h. É possível, ainda, realizar sua doação no ponto de coleta instalado no Shopping Riomar, das 13h às 16h, nas quartas e quintas; e das 10h às 16h, nas sextas. O posto é aberto também às terças, mas somente para informações e cadastro de medula óssea.

Para doar, é necessário estar saudável, ter entre 16 (mediante autorização dos responsáveis) e 69 anos, e pesar acima de 50kg. No caso de doadores que tenham se vacinado recentemente contra a Covid-19, é necessário respeitar um intervalo mínimo de sete dias, após receber cada dose da vacina AstraZeneca ou 48 horas no caso da dose do imunizante Coronavac. A lista completa de requisitos para realizar a doação pode ser conferida em hemose.se.gov.br.

/ Notícias / saude

SergipePrevidência adere à campanha de doação de sangue do Hemose