Sexta-Feira, 19 de Julho de 2019 às 14:30:00
Sergipe recebe caminhonetes para combate às arboviroses
A finalidade é potencializar as ações nos municípios, assim como também do Estado, para que os trabalhos das equipes sejam desenvolvidos em áreas de difícil acesso

Com o objetivo de intensificar as ações realizadas pela Vigilância em Saúde, na manhã desta sexta-feira, 19, a Superintendência do Ministério da Saúde em Sergipe, por meio do Governo Federal, realizou na sede da superintendência do Ministério da Saúde, a doação de 12 caminhonetes, 10 destinadas para os municípios: Capela, Macambira, Japoatã, Carmópolis, Feira Nova, Frei Paulo, Barra dos Coqueiros, Laranjeiras, Pedra Mole, Lagarto; e as outras duas foram doadas para o Estado. Um dos critérios elencados pelo Ministério da Saúde para o recebimento das caminhonetes foi a incidência das Arboviroses: Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

As caminhonetes têm a finalidade de fortalecer as ações de Vigilância em Saúde, com o objetivo de potencializar os trabalhos dos municípios, assim como também do Estado, para que os trabalhos das equipes sejam desenvolvidom em diversos povoados ou áreas de difícil acesso.Na ocasião o secretário de Estado da saúde, Valberto Oliveira, que representou o governador Belivaldo Chagas, parabenizou os municípios contemplados.

“Parabenizo a todos presentes e os municípios que hoje recebem as caminhonetes poderão auxiliar o município vizinho. Esse é um momento complicado, os nossos gestos solidários precisam estar aflorados, todos os municípios estão sendo afetados de alguma forma, uns com mais intensidade que outros. Quero parabenizar de uma forma geral a todos, pois esse é um momento que a gente está com mais um recurso para benefício da população, que todos aproveitem da melhor forma possível e transformem esse singelo grande objeto em ações que beneficiem a comunidade de vocês”, destaca Valberto Oliveira.

Os veículos estarão disponíveis para ampliação das atividades e facilidade na execução das ações, por esse motivo, alguns benefícios como: presteza nos trabalhos em campo, ampliação dos programas e deslocamento das equipes, serão proporcionados pelas 12 caminhonetes doadas. Segundo o superintendente do Ministério das Saúde em Sergipe, Dielson Tadeu, responsável por fazer o repasse dos veículos para os municípios e para o Estado, esse é um momento único e de grande satisfação, e não está interligado a fatores políticos, mas sim pensando no bem na população sergipana.

“Esse é um momento único, porque desde da gestão passada que era para ter sido entregue esses veículos, mas com a nova gestão fizeram um novo levantamento e contemplaram os 10 municípios e o Estado com a caminhonetes que beneficiarão a população. Não existe ligação política, mas sim critérios que foram seguidos. Agora cada município e o Estado potencializarão o seu papel, colocando os agentes em campo para contenção das doenças transmissíveis”, ressalta o superintendente.

“ O município da Barra dos Coqueiros está passando por dificuldades na área da saúde por conta das Arboviroses, o que prejudica a população, acredito que o auxílio da caminhonete para a Vigilância em Saúde do município irá aprimorar as ações realizadas para atender melhor a população. Agradeço ao Estado, ao Ministério da Saúde, e a ao secretário Valberto Oliveira, pelo papel que vem desempenhando no estado para que os municípios tenham melhores qualidades de vida na saúde da população”, ressalta Airton Martins, prefeito da Barra dos Coqueiros.

A diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Mércia Feitosa, que também estava presente na ocasião, destaca a importância da doação das caminhonetes tanto para os municípios como para o estado, diante da situação vivenciada por todos.

“Esse é um momento oportuno, devido ao período que estamos vivendo, essa situação epidemiológica.  Essa doação é importante porque veículos sempre é um déficit nos municípios e também para o Estado. Agora, nós do Estado, por exemplo, teremos condição de fazer o monitoramento in loco dos municípios de forma mais precisa, pois estamos recebendo o auxílio de dois automóveis específicos para vigilância, todas elas, ambiental, sanitária, saúde do trabalhador.  Ações de vigilâncias epidemiológicas serão potencializadas, ampliamos o nosso apoio para os municípios nesse movimento também”, enfatiza a diretora.

/ Notícias / saude

Sergipe recebe caminhonetes para combate às arboviroses