Sexta-Feira, 12 de Julho de 2019 às 17:00:00
Secretaria de Saúde qualifica Ouvidores Municipais do SUS

Nesta sexta-feira (12), a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (FUNESA) e em parceria com o Ministério da Saúde (MS), promoveu, no auditório da Faculdade Estácio (Fase), a Capacitação de Ouvidores Municipais do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe. O curso teve como finalidade atualizar e transmitir novos conhecimentos aos ouvidores dos 75 municípios sergipanos, além de oportunizar a troca de experiências e a integração entre os participantes.

De acordo com o ouvidor Geral do SUS no estado de Sergipe, João Francisco dos Santos, que na ocasião representou o secretário de Estado da Saúde (SES), Valberto de Oliveira, a importância do evento é imensa. “Essa capacitação visa preparar os ouvidores dos municípios que já foram indicados pelos prefeitos e pelos secretários municipais. No segundo semestre iniciaremos as capacitações setoriais por região, reunindo os gestores da área de saúde dos municípios e todos os ouvidores, de novo, para que possamos sensibilizá-los da importância da ouvidoria no elo sociedade e gestores”, disse.

O coordenador Geral da Ouvidoria do SUS do Ministério da Saúde, Sergio Akutagawa, trouxe o tema “Legislação de Ouvidorias do SUS, Conflitos e Mediações” e contou que o Sistema Ouvidor SUS, sistema nacional que integra todas as ouvidorias do SUS no Brasil, está sendo aprimorado em prol de um melhor atendimento à população.

“Nós teremos uma nova versão do sistema daqui para o final do ano, muito mais moderna, muito mais acessível, muito mais fácil de usar, com a opção, inclusive, de disponibilizar aplicativo no celular para o usuário do SUS. A ideia, num futuro não tão distante, é que o usuário do SUS, ao sair de uma consulta ou de um procedimento num hospital, já possa entrar no aplicativo e se manifestar, para elogiar ou para reclamar. Esses são desafios que nós temos para tornar cada vez melhor o SUS como um todo”, comentou Sérgio.

Já a coordenadora Administrativa da Ouvidoria do SUS do estado de São Paulo, Tânia Maria de Souza Paula, palestrou sobre “Atendimento dos Usuários e Construção de Demandas”, e destacou a importância da descentralização do serviço.

“Nós somos instrumentos de gestão e através da ouvidoria a gente pode melhorar o atendimento na saúde, ver quais são os pontos críticos. Então é trabalhar como parceiro mesmo, parceiro do gestor, parceiro do cidadão, para que melhore o atendimento da saúde em todas as regiões do estado e em todo o território brasileiro. Hoje vou falar sobre o atendimento na ouvidoria, sobre como acatar as manifestações e como fazer o acolhimento do cidadão. Quando as manifestações chegam avaliamos como vamos tratá-las e como vamos encaminhá-las. Quando não é pertinente à saúde, a gente sempre devolve a manifestação com a orientação. Orientamos a quem ele precisa procurar para que seja atendido naquela sua solicitação. E quando é pertinente à saúde a gente coloca para dentro e encaminha internamente. Ninguém fica sem resposta”, explicou Tânia.

Para Gersilho Vieira Marques, ouvidor no município de Telha esse é um evento que vem trazer qualificação profissional e atualização de conhecimentos. “Conforme a demanda, sempre aparece algo novo, algo que a gente ainda não recebeu no município, uma demanda diferenciada, e com certeza esse curso vem preparar o profissional para se adequar às demandas e a qualquer outra peculiaridade que venha a surgir. Como o município é pequeno, a demanda não é tão alta. As denúncias chegam e nós temos uma resolutividade rápida. Conseguimos dar um retorno ao usuário com eficiência e, consequentemente, a gente acaba melhorando o serviço. Quando o usuário não é atendido em sua necessidade sabe que pode contar com a ouvidoria e a ouvidoria consegue dar um retorno a ele, que passa a ter satisfação, que é transmitida para outros usuários, e aí o serviço vai melhorando dia a dia”, finalizou.

/ Notícias / saude

Secretaria de Saúde qualifica Ouvidores Municipais do SUS