Terça-Feira, 09 de Novembro de 2021 às 17:30:00
Secretaria de Saúde lança ferramenta de apoio à gestão Monitora APS
A ferramenta permite o acompanhamento das ações e serviços desenvolvidos pelas equipes da Atenção Primária à Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) disponibilizou para os 75 municípios sergipanos o Monitora APS, uma ferramenta de apoio à gestão que permite o acompanhamento das ações e serviços desenvolvidos pelas equipes da Atenção Primária à Saúde. O Monitora APS é a primeira produção do eixo Saúde Digital do Programa Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde do Estado de Sergipe.

O projeto, que está na primeira de várias outras fases que serão construídas com os municípios, explora o e-SUS AB e um conjunto de outros sistemas a partir de tecnologias de ciências de dados, sistematizando as informações de forma simples e fácil para que os gestores consigam compreender como está a Atenção Primária à Saúde em seu município. “Nossa perspectiva é instrumentalizar os municípios a poderem fazer análises situacionais, leituras da gestão e do trabalho das equipes, e com isso terem informações precisas e necessárias para a tomada de decisões”, explicou o diretor de Atenção Primária à Saúde da SES, João Paulo Brito.

Enfatizou que esta primeira fase do Monitora APS tem a característica de apresentar uma leitura dos territórios, com informações sobre porte populacional, cobertura de Equipes de Saúde da Família (ESF) e um parâmetro da composição do serviço de Atenção Primária, onde se mostra número de equipes credenciadas, homologadas e pagas pelo Ministério da Saúde; quantos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e Academias da Cidade os municípios possuem, bem como os indicadores do Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde que implantou uma nova modalidade de financiamento para a Atenção Primária à Saúde.

A ferramenta de acompanhamento apresenta também os indicadores de produção de consultas de hipertensos, diabéticos, odontológicas e de pré-natal. “Nas próximas etapas vamos aprofundar cada vez mais a utilização da ciência de dados e trazer outros indicadores que vamos construir a partir do diálogo com os municípios. Estamos em interlocução muito forte com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) para compreendermos de que forma essa ferramenta dialoga melhor com a realidade deles”, observou.

Um dos responsáveis pela construção da ferramenta é o gerente de Monitoramento e Avaliação da Atenção Primária à Saúde, Thiago Von-Grapp Monteiro. “Nosso desafio é transformar os dados em informação qualificada para, a partir daí, discuti-las com os municípios para chegarmos ao aprimoramento do cuidado ofertada à população, que é o nosso bem mais importante”, declarou, acrescentando que o Monitora APS também é destinado à gestão estadual, órgão condutor da Política Nacional de Saúde em Sergipe.

Para acessar o Monitora APS basta clicar no link correspondente, hospedado no site www.saúde.se.gov.br ou por aqui.

/ Notícias / saude

Secretaria de Saúde lança ferramenta de apoio à gestão Monitora APS