Terça-Feira, 22 de Novembro de 2022 às 15:30:00
Secretaria de Estado da Saúde emite alerta epidemiológico por causa do aumento dos casos de Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde emitiu alerta epidemiológico para os municípios e recomendações para a população por causa do aumento significativo de casos de Covid-19 em Sergipe na última semana. Isso já se reflete, também, no número de internamentos. De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado ontem, 21, foram registrados 230 novos casos de Covid-19 e nenhum óbito. No total, 343.766 pessoas testaram positivo para a doença e 6.444 morreram. As últimas informações sobre UTIs e enfermarias nas unidades de saúde de Sergipe apontam que estão internados no momento 08 pacientes na rede pública 16 pessoas na rede particular.

O documento é assinado pela secretária, Mércia Feitosa, (confira a íntegra abaixo) e traz recomendações para a população e orientações aos municípios. Apesar de ainda não ter sido isolada a subvariante BQ.1 em Sergipe, constata-se o aumento de positividade das amostras coletadas de RT-PCR processada no LACEN, saindo de 4,2% (semana epidemiológica 45) para 55,1% (semana epidemiológica 46) de positividade para Covid-19.

As recomendações para o cidadão diz respeito a completar o esquema vacinal, uso correto de máscaras de boa qualidade, especialmente as pessoas mais vulneráveis, como gestantes, idosos, pessoas com comorbidades e imunodeprimidos, higienização das mãos, e, na presença de qualquer sintoma gripal, como coriza, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, dor no corpo, cansaço e febre, por exemplo, a testagem é recomendada, bem como o isolamento dos casos positivos.

Para os gestores municipais e serviços de saúde, a SES recomenda o fortalecimento das ações para incentivar à vacinação, conscientização quanto ao uso de máscara, ampliação da testagem e orientações sobre o tempo de isolamento das pessoas positivadas.

/ Notícias / saude

Terça-Feira, 22 de Novembro de 2022 às 15:30:00