Sexta-Feira, 10 de Junho de 2022 às 16:00:00
Secretaria de Estado da Saúde discute estratégias de fortalecimento da vacinação com Ministério da Saúde e OPAS

A secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, recebeu nesta sexta-feira,10, em seu gabinete, representantes do Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde e Sociedade Sergipana de Pediatria, para dialogar sobre as estratégias de fortalecimento da vacinação em Sergipe. A equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde, das diretorias de Atenção Primária à Saúde e Vigilância em Saúde, enriqueceu o diálogo mostrando as estratégias que já são desenvolvidas no estado.

O diretor de Vigilância em Saúde da SES, Marco Aurélio, destacou que a reunião foi muito pertinente. “Sabemos que no país inteiro há uma queda nas coberturas vacinais, tanto nos esquemas de rotina, quanto nas campanhas. Nessa reunião discutimos de que forma o MS e a OPAS podem cooperar com nosso estado para o incremento de nossas coberturas vacinais”, disse.

A pediatra do Programa Nacional de Imunização do MS, Ana Gorete Kalumi Maranhão, enfatizou que Sergipe está desenvolvendo um excelente trabalho no que se refere a estratégias de imunização, perceptível nos altos índices alcançados em relação aos demais estados do nordeste.

“Conversamos com a secretária e com a equipe da SES para elogiar o trabalho que eles estão desenvolvendo à frente da Secretaria, certamente as coberturas de Sergipe são das mais elevadas em relação a região nordeste. O trabalho de Sergipe em relação às coberturas está muito bom. Mas viemos discutir quais ações que podemos realizar em conjunto para melhorar as políticas de vacinação no estado, trabalhar com mais intensidade as coberturas de poliomielite, sarampo… Fazer um trabalho com os secretários municipais, prefeitos e profissionais de saúde para falar, cada vez mais, da importância da imunização, e fazendo com que a população sergipana tenha mais bons índices nas coberturas”, afirmou.

O diretor da Sociedade Sergipana de Pediatria e professor da Universidade Federal de Sergipe, do departamento de medicina, Ricardo Gurgel, relatou que a ideia é desenvolver um projeto para fortalecer a cobertura vacinal no estado. “Esse foi o primeiro diálogo sobre uma proposta de Sergipe ser modelo para uma nova maneira de fazer com que as coberturas vacinais sejam resgatadas, já que o Brasil como um todo está passando por um momento de baixas coberturas, precisamos de alguma forma, ter maneiras integradas de se recompor isso”, destacou.

Além do diálogo, a equipe técnica da SES mostrou aos representantes como funciona a rede de imunização de Sergipe, bem como a parte estrutural, onde são acondicionadas as vacinas. A representante da Organização Pan-Americana da Saúde, Leli Gusmão, citou o fortalecimento da vacina contra a Covid-19. “Estamos muito felizes pela abertura da SES e de toda sua equipe para poder organizar projeto de gestão e recuperar cobertura de vacinação contra a Covid nas pessoas alvo do plano nacional. Outro ponto importante que a secretária enfatizou é que vamos com certeza estabelecer uma boa parceria no contexto da cooperação técnica de fortalecimento da cobertura de vacinação do esquema de rotina no estado”, finalizou.

/ Notícias / saude

Sexta-Feira, 10 de Junho de 2022 às 16:00:00