Terça-Feira, 07 de Junho de 2022 às 16:45:00
Secretária de Estado da Saúde apresenta aos deputados investimentos e ações do primeiro quadrimestre de 2022
A pasta investiu R$ 33 milhões na área da assistência farmacêutica, sendo R$ 26 milhões do Tesouro Estadual e R$ 7 milhões do Fundo Nacional de Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) apresentou aos parlamentares da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), na manhã desta terça-feira (7), para apresentar a prestação de contas da pasta relativas ao primeiro quadrimestre deste ano. A secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, mostrou a execução orçamentária; receitas; investimentos; e os dados da produção ambulatorial, hospitalar, oncológica e especializada, bem como das Centrais de Transplante e de Urgência.

“Trazemos ao Poder Legislativo informações que perpassam por todas as áreas da Secretaria de Estado da Saúde, do orçamento às ações realizadas, o avanço que estamos obtendo em algumas frentes de assistência, o cenário epidemiológico da pandemia e a imunização da população em relação à Covid-19”, relacionou a secretária, citando a campanha junina da SES que tem como tema “Forró e vacinação”, lançada com o objetivo de ampliar a imunização da população neste período.

Mércia Feitosa revelou que no período a SES investiu R$ 33 milhões na área da assistência farmacêutica, sendo R$ 26 milhões do Tesouro Estadual e R$ 7 milhões do Fundo Nacional de Saúde. Destacou alguns dados da assistência farmacêutica, a exemplo do número de pacientes com cadastro ativo no Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case), que soma 27.963 usuários.

Ainda sobre a assistência farmacêutica, que tem o Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case) como seu braço executor, ela mostrou que o Programa de Alergia Alimentar atendeu a 249 pessoas no período; que o número de usuários atendidos regularmente pelo serviço de entrega domiciliar em Aracaju é de 1.221, alcançando 42 bairros da capital; e que o serviço de atendimento ao Preposto atendeu a 8.927 pessoas.

Na área da produção e oferta dos serviços de saúde, Mércia Feitosa, relatou o atendimento a 1.750 pacientes e acompanhantes para tratamento fora do domicílio, ao custo de mais de R$ 6 milhões. Mostrou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), atendeu a 16.439 ocorrências, sendo 12.913 (78%) no âmbito pré-hospitalar; 2.212 (14%) inter-hospitalar; e 1.314 (8%) em orientações.

A secretária enfatizou as cirurgias eletivas, que ganharam força após o período crítico da pandemia, sendo realizadas em média, por mês, 800 operações de média e alta complexidade, nas mais diversas áreas, executadas em unidades próprias como o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) e o Regional de Nossa Senhora do Socorro, e em instituições contratualizadas como o Hospital Coração, Cirurgia, Amparo de Maria, em Estância, e Nossa Senhora da Conceição, em Lagarto.

Covid-19

Mércia Feitosa apresentou ainda dados epidemiológicos da Covid-19 em Sergipe, apontando 327.552 casos confirmados, 6.348 óbitos e seis internações, conforme dados atualizados do boletim Covid-19.

Vacinação

Quanto à imunização contra a Covid-19, a secretária relatou a cobertura vacinal dos grupos, destacando que idosos, adultos de 18 a 59, adolescente de 12 a 17 anos e criança de cinco a 11 anos, alcançaram percentuais satisfatórios na primeira dose, desempenho que não se repetiu na segunda e nas doses de reforço.

/ Notícias / saude

Terça-Feira, 07 de Junho de 2022 às 16:45:00