Quarta-Feira, 22 de Setembro de 2021 às 14:15:00
Secretária da Saúde participa de webinar promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho

A secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, participou da abertura do webinar “Saúde mental e Trabalho: prevenção e cuidado em defesa da vida”, nesta terça, 22. O evento foi promovido pelo Programa Trabalho Seguro, do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª região (TRT20), e contou com a presença de palestrantes da área da saúde e do Centro de Valorização da Vida (CVV).

Mércia Feitosa e o desembargador do TRT20, Thenisson Santana Dória, fizeram a abertura do evento. A secretária de saúde destacou a importância de discutir a saúde mental. “O webinar traz três palavras chaves: cuidado, prevenção e defesa à vida. Antes mesmo da pandemia a gente já tinha um aumento do adoecimento mental de trabalhadores e a pandemia potencializa isso. Fatores que já afetavam a saúde mental são agravados. O medo, a ansiedade, a sobrecarga de trabalho, sem contar as perdas de amigos e familiares”, disse Mércia.

A secretária também disse que se observa o afastamento de trabalhadores, mesmo os que estão em home office, em função de transtornos mentais. “É um momento de grande reflexão, de sensibilização de todos. Na SES, nós montamos o laboratório para coleta de amostra dos servidores que apresentavam sintomas gripais, porque, no início, a gente viu a angústia de começar a apresentar os sintomas, poder estar adoecido e não ter onde se dirigir. Criamos o ambulatório específico para o servidor e deu muito certo porque a gente viu o sentimento de acolhimento”, enfatizou.

Um ambulatório mais amplo está sendo implantado na SES para os servidores com a presença de psicólogos. “Vamos ter um olhar diferenciado, de acolhimento com os nossos servidores. Não apenas as patologias físicas, mas as mentais devem ser priorizadas para que o tratamento seja feito rapidamente”, destacou.

O desembargador do TRT20, Thenisson Santana Dória, deu as boas vindas aos participantes e destacou a importância da campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, e as ações de poder judiciário para garantir a saúde dos funcionários. “Em março de 2012 foi institucionalizado o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, o programa Trabalho Seguro, no âmbito da Justiça do trabalho. O programa objetiva manter, em caráter permanente, ações voltadas à promoção da saúde do trabalhador, a prevenção de acidentes de trabalho e o fortalecimento da política nacional de segurança e saúde do trabalho”, disse.

Participaram do webinar como palestrantes:  Elder Magno Freitas Santos – Psicólogo do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) ,  Lidiane dos Anjos Santos Andrade – Psicóloga do trabalho,  Ana Raquel Santiago de Lima – Psiquiatra e Savil Vaez – Voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV).

/ Notícias / saude

Quarta-Feira, 22 de Setembro de 2021 às 14:15:00