Quarta-Feira, 14 de Março de 2007 às 09:09:00
Secretaria faz reunião para pactuar indicadores de saúde com municípios

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através das Coordenadorias de Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Sanitária e Gestão de Sistemas, vai promover de 19 a 27 de março a "Oficina de Pactuação de Indicadores" com representantes de todos os municípios sergipanos. O evento será realizado no auditório da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese), situado à rua Lagarto, em Aracaju.

A oficina é realizada todos os anos para mostrar os resultados dos índices comprometidos pelos municípios no ano anterior. Desta vez, as cidades vão apresentar o desempenho de 2006 e propor metas para 2007. A pactuação é a base para a negociação de objetivos a serem alcançados não apenas pelas cidades, mas também por Estados e pelo Distrito Federal para melhorar o desempenho dos serviços de saúde prestados à população.

Alguns dos indicadores que serão acordados são: proporção da receita aplicada na saúde; alimentação regular dos sistemas de saúde; proporção das gestantes que fizeram o pré-natal; média de consultas médicas por habitante; coberturas vacinais; coeficiente de mortalidade infantil; taxa de cura de Hanseníase e Tuberculose; cobertura do Programa de Saúde da Família (PSF); cobertura de exames de câncer de colo uterino; e inspeção dos imóveis contra dengue.

Integração

Cada município sergipano poderá enviar até três representantes ao encontro, que deverá contar com a participação de mais de 200 pessoas e será dividido por micro-região de saúde. "Essa pactuação acontecia separada por área. A Atenção Básica tinha sua vez, as Vigilâncias Epidemiológica, Ambiental e Sanitária também, e depois a Gestão de Sistemas. Esta será a primeira vez que as três áreas estarão integradas", afirmou a gerente de programação e pactuação da Coordenadoria de Gestão de Sistemas da SES, Rafaela Freire.

"Na verdade, o pacto será pela vida, com monitoramento e orientação do Estado para que os municípios melhorem suas ações. É uma oportunidade para as cidades se auto-avaliarem, para definirmos um novo parâmetro de negociação entre os gestores estadual e municipal", explicou Cristiane Melo, gestora da Atenção Básica da SES. "É uma parceria de apoio, orientação e responsabilização dos municípios", completou Rosiane Azevedo, também gestora da Atenção Básica.

Calendário da oficina

/ Notícias / saude