Segunda-Feira, 16 de Maio de 2022 às 15:15:00
Saúde implanta sistema com atendimento informatizado em unidades hospitalares da rede

Com objetivo de promover mais  agilidade no atendimento de pacientes da rede pública de Sergipe, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) através do Núcleo de Tecnologia da Informação,  implantou nesta segunda-feira, 16, o Sistema Surgency, na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL). O software, que já está em operação em outras unidades da rede, tem como intuito informatizar o fluxo do paciente, permitindo a criação de um histórico do usuário.

A implantação da nova tecnologia está sendo realizada pelo  Núcleo de Tecnologia da Informação, que vem promovendo diversas capacitações. Os treinamentos são realizados por módulos de: recepção, enfermagem, médicos e multiplicadores, explica a analista de processos de negócio do NTI/SES, Sthefany de Carvalho. “Foram realizados na MNSL três dias de capacitações remotas e disponibilizado manuais e tutoriais em vídeos para os colaboradores, e nesta segunda, 16, até 27 de maio, estaremos presencialmente das 8h às 20h para acompanhar o início da utilização do sistema na unidade. Acreditamos  que o sistema irá agregar informações ao histórico do paciente  e otimizar o serviço”, disse.

Além da maternidade, o sistema está em funcionamento desde 2021 no Hospital da Criança e na recepção do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse). Segundo Sthefany de Carvalho, a meta é implantar o  sistema em outras unidades gerenciadas pelas SES, como os Hospitais Regionais de Estância, Nossa Senhora do Socorro,Propriá, Itabaiana e no HUSE, pretende-se expandir as demais funcionalidades do Sistema.

O  sistema Surgency permite agilidade no acolhimento do usuário ainda na recepção do hospital, porque é capaz de  criar um histórico do paciente com registro da classificação de risco e informações sobre o atendimento do médico. “Por ter uma interface simples e organizada, as equipes de gestão podem acompanhar o quadro do paciente mesmo não estando na unidade, utilizando celulares, tablets, desktop, entre outros”, destaca a analista de processos de negócio.

“O Surgency é uma tecnologia nova na saúde do Estado. Um diferencial do sistema é que nas unidades atualmente é necessário preencher diversos campos de cadastro do paciente na recepção. Com a implantação do sistema, não é mais necessário. Ao preencher o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou CPF do paciente, o sistema traz todas as demais informações que estão armazenadas na base do CNS, isso ocorre porque o sistema é integrado com o Cartão Nacional de Saúde”, finaliza Sthefany de Carvalho.

/ Notícias / saude

Segunda-Feira, 16 de Maio de 2022 às 15:15:00