Terça-Feira, 08 de Novembro de 2022 às 11:00:00
Saúde Estadual lançará Revista Sergipana de Saúde Pública
O intuito é fomentar o desenvolvimento da saúde coletiva por meio da publicação científica resultante de ações e pesquisas de relevância

Fomentar o desenvolvimento da saúde coletiva por meio da publicação científica resultante de ações e pesquisas de relevância, e correlação com o campo da saúde. Essa é a missão da Revista Sergipana de Saúde Pública, cujo lançamento será realizado na próxima quarta-feira, 09, pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), através da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP-SE), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Com versão impressa e digital, a produção tem como foco tornar-se espaço de atualização constante para os profissionais do SUS, que operam e estudam o Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe e em todo país, além de ser um instrumento significativo de divulgação da produção técnico-científica. O evento acontecerá às 18h, no Museu da Gente Sergipana.

Na oportunidade, também será apresentado o conceito da revista, a exemplo de critérios de criação, identidade visual e demais elementos que compõem a marca, que tem o objetivo de integrar conhecimento. Os elementos compõem partes geométricas que formam uma estrutura maior, e a ideia representa a junção de conhecimento que se interliga, disposto na capa da revista, além de componentes da cultura sergipana. Na parte interna, a intenção foi retratar a ideia de povo, como a população interage na construção do conhecimento, como parte integrada na área da saúde, visto que os profissionais trabalham para a manutenção da vida da população.

A secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, afirma que essa iniciativa atribui corpo e vida à Escola de Saúde Pública, tendo como uma de suas vertentes as publicações científicas. “Pra mim é singular participar desse momento, dessa construção, desse grande produto que será um fortalecimento para o Sistema. Além disso, é a oportunidade que a gente dá à Fundação e aos trabalhadores de saúde de publicizar suas práticas, suas experiências”.

Ainda de acordo com a gestora, além da publicação dessas experiências, há ganho de aprendizado, com duas condições que a escola vai fornecer: publicação sem custo e orientação sobre como desenvolver um artigo científico. “São duas soluções para questões que, antes, eram impeditivas para os profissionais que estão lá. A Escola vai dar essa oportunidade. Então, acredito que ganham os trabalhadores da saúde, ganha o SUS Sergipe, e ganha a sociedade”, destaca a secretária Mércia.

A diretora geral da Funesa, Lavínia Aragão, explica que o periódico surge como “uma importante ferramenta de divulgação de toda a produção diária dos diversos profissionais e trabalhadores que atuam diretamente no SUS e tanto contribuem para o seu fortalecimento. Esse trabalho é muito especial. A revista foi pensada enquanto espaço de publicação de todas essas experiências, trazendo a nossa identidade, nossa sergipanidade, a nossa ancestralidade como algo marcante do SUS Sergipe”.

/ Notícias / saude

Saúde Estadual lançará Revista Sergipana de Saúde Pública