Quinta-Feira, 08 de Abril de 2021 às 09:15:00
Saúde estadual inicia agenda de oficinas regionais sobre Instrumentos de Planejamento
Oficinas objetivam capacitar municípios sergipanos sobre os instrumentos de planejamento do SUS

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde da Diretoria de Planejamento Orçamento e Gestão de Convênios (Cides/Diplan), iniciou nesta quarta, 07, a agenda de oficinas regionais sobre Instrumentos de Planejamento, a fim de capacitar as áreas de planejamento dos municípios sergipanos sobre os instrumentos de planejamento do SUS. Em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), os encontros remotos acontecem até esta sexta-feira (09), e no período de 12 a 14 de abril. Para facilitar a aprendizagem e troca de experiências, a participação dos municípios sergipanos foi dividida por região.

O diretor de Planejamento da SES, Davi Fraga, afirma que o papel institucional é estar sempre ao lado dos municípios, por isso, a equipe idealizou esse importante momento, no qual “todos aprendem de alguma forma”. Davi também ressalta a orientação da secretária da Saúde, Mércia Feitosa, de que a gestão deve estar próxima aos municípios para dar suporte no que for necessário, “não apenas neste momento, mas andar juntos em todos os momentos, com a visão colaborativa para melhorar a situação de saúde da população”, destacou.

Neste ano de 2021, todos os municípios precisam elaborar seus planos de saúde com vigência 2022-2025, bem como a Programação Anual de Saúde e as metas da Pactuação Interfederativa. “As temáticas trabalhadas neste evento irão subsidiar os novos gestores municipais e conselheiros de saúde a elaborarem esses instrumentos de planejamento, além da prestação de contas quadrimestral e anual do que foi executado. Essa agenda também orienta os participantes sobre a obrigatoriedade do uso do sistema DigiSUS Gestor – Módulo Planejamento e do Sistema de Orçamento do SUS – SIOPS”,  informa a gerente do Cides/Diplan, Eliane Nascimento.

Participam da agenda profissionais da área de planejamento, monitoramento e avaliação das secretarias municipais de saúde, conselheiros municipais de Saúde, profissionais da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde e da SES.

/ Notícias / saude

Quinta-Feira, 08 de Abril de 2021 às 09:15:00