Quarta-Feira, 05 de Agosto de 2020 às 15:15:00
Saúde estadual celebra Agosto Dourado com webinário sobre aleitamento materno
O evento contou com um público de mais de 1.000 pessoas conectadas. Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Atenção Integral à Saúde (Dais), em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), realizou na manhã desta quarta-feira (05) Webinário Estadual de Aleitamento Materno, dirigido aos profissionais da Atenção Primária, gestores e supervisores do Programa Criança Feliz da Secretaria de Estado da Assistência e Inclusão Social. O evento contou com um público de mais de 1.000 pessoas conectadas e faz parte das celebrações do Agosto Dourado, mês que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação.

De acordo com a diretora de Atenção Integral à Saúde, Flávia Rezende Diniz, a temática abordada no webinário visa incentivar a prática do amamentar. “O aleitamento é importante para a mãe, o pai e o bebê e isso não só relacionada às questões nutritivas e alimentares como fonte de vida, mas também a questão do vínculo, da aproximação, desse momento que a mãe passa em contato com seu filho, da parceria com o pai nesse processo de estímulo à amamentação”, considerou.

De acordo com o Referência Técnica Estadual de Alimentação e Nutrição, Ronaldo Cruz, o webinário teve como objetivo discutir com toda rede, ou seja, profissionais da Atenção Básica, das maternidades, bancos de leite e postos de coleta, o aleitamento materno na perspectiva do fortalecimento, apoio, defesa e promoção. “Contamos com a participação muito especial da nutricionista Fernanda Monteiro, ela que é mestre e doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília e uma militante da causa da amamentação”, salientou Cruz.

Segundo ele, as discussões enfatizaram que o aleitamento tem papel importante e estratégico para a criança, mas disse ainda ser necessário uma reflexão sobre o protagonismo das redes de corresponsabilidade que estão envolvidas na temática, que são, além dos profissionais de saúde da Atenção Primária, maternidades, bancos de leite e postos de coleta, também a família e as empresas.  “Precisamos que todos se unem em torno da causa para que o aleitamento materno seja um sucesso”, reforçou.

Flávia Diniz salientou que trabalho de fortalecimento, apoio, defesa e promoção do aleitamento faz parte da rotina de ações da Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Rede Materno-infantil, coordenada por Helga Muller, e da Referência Técnica de Alimentação e Nutrição, comandada por Ronaldo Cruz.

/ Notícias / saude

Saúde estadual celebra Agosto Dourado com webinário sobre aleitamento materno