Quinta-Feira, 08 de Março de 2007 às 05:30:00
Saúde realiza atividades pelo Dia Internacional da Mulher

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou na manhã desta quinta-feira, 8, as comemorações do Dia Internacional da Mulher com um café da manhã em homenagem às servidoras, que receberam rosas e cartões com uma poesia de G. Quablini. A Maternidade Hildete Falcão Baptista (MHFB), o Centro de Referência da Mulher (CRM), o Programa DST/AIDS e o setor de Oncologia do Hospital Geral (HGJAF) também homenagearam as mulheres com flores, cafés da manhã, apresentações artísticas e atividades educativas.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, que abriu as comemorações na sede da SES, a Secretaria é uma das mais femininas do governo. "Em alguns lugares, temos até 75% dos quadros formados por mulheres, muitas inclusive gerenciando áreas extremamente importantes. As mulheres têm a capacidade de fazer muito com pouco, transformar situações difíceis em situações administráveis e nós precisamos que elas continuem a perseguir esta missão de gênero" afirmou.

Rogério Carvalho aproveitou a oportunidade para reafirmar o compromisso da nova gestão com a valorização dos profissionais. "O tratamento de nossa equipe não se baseia em amizade ou influência, mas no reconhecimento da história das pessoas e sua dedicação ao trabalho", disse ele ao citar também a transparência como valor fundamental. "Nossos projetos vão se tornar cada vez mais públicos. A equipe tem que saber onde queremos ir para prestar o melhor serviço à população", acrescentou.

Hospital Geral

Uma palestra sobre o "Papel da Mulher no Século XXI" e a realização de atividades festivas no Centro de Oncologia Dr. Osvaldo Cruz Leite marcaram a manhã desta quinta-feira no Hospital Geral (HGJAF). A palestra organizada pelo Setor de Humanização da unidade, foi proferida pela terapeuta corporal e familiar Annacy Amorim, que destacou a importância da mulher na família, no trabalho e nos diversos grupos sociais para despertar valores como amor, paciência e ética.

As pacientes e funcionárias do setor receberam lanches e rosas a até um bolo fez parte da comemoração. "Foram as forma que encontramos para chamar a atenção da sociedade para a realidade da mulher no cotidiano", afirmou Ruth Andrade, coordenadora do setor Oncológico do HGJAF.

Referência

Além da distribuição de flores, cartões, camisas e material educativo sobre a saúde da mulher, o Centro de Referência da Mulher (CRM) promoveu palestras com o médico Almir Santana, coordenador do Programa Estadual DST/AIDS.

Fotos: Márcio Garcez/Saúde

"As esposas devem convencer seus maridos a utilizar o preservativo. Em Sergipe, atualmente existem 460 casos confirmados de mulheres que contraíram Aids, e o mais alarmante é que 70% são casadas", ressaltou o médico.

Para o coordenador-geral do CRM, Cláudio Mitidieri, a unidade não poderia comemorar a data de melhor maneira. A coordenadora da Rede de Atenção Especializada da SES, Kathleen Cruz, detalhou um pouco mais a programação do dia. "Tivemos uma dinâmica com o professor de Educação Física Dagoberto Machado, que utilizou a dança de salão para integrar os participantes", salientou.

A dona de casa, Dacilene de Jesus, foi ao CRM para se submeter a um exame e ficou lisonjeada com a homenagem. "É um gesto simples, mas muito importante, pois mostra o cuidado e a atenção desses profissionais com os pacientes", disse. Maria Aparecida Ferreira, que veio de Nossa Senhora da Glória para buscar o resultado de uma biópsia, compartilha da opinião. "É a segunda vez que utilizo os serviços do Centro. As médicas, enfermeiras e assistentes sociais que trabalham aqui são sempre atenciosas e gentis", afirmou.

Maternidade

Acompanhadas dos bebês, as "mães-cangurus" da Maternidade Hildete Falcão foram homenageadas pela equipe de profissionais da unidade com cartões e botões de rosas. Na oportunidade, foram sorteados vários brindes. O gesto também foi repetido entre as funcionárias. Médicas, enfermeiras, psicólogas, assistentes sociais e agentes de limpeza tiveram um momento especial com a confraternização. "Encontros como esse são uma forma de elevar a auto-estima das mulheres que são cuidadas e cuidam com muito carinho", avaliou o diretor da maternidade, George Caldas.

/ Notícias / saude

Saúde realiza atividades pelo Dia Internacional da Mulher