Terça-Feira, 23 de Novembro de 2021 às 13:00:00
Samu mostra à população de Lagarto cenários prováveis às vítimas de trânsito
Ação educativa simulou um acidente de moto

Uma ação do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) surpreendeu a população lagartense, nesta segunda-feira (22), ao montar no centro da cidade um painel apresentando os prováveis cenários que envolvem as vítimas de acidente de trânsito. A ação, realizada a convite e em conjunto com o Departamento de Trânsito e Transporte Urbano (DTTU) de Lagarto e Secretaria Municipal de Ordem Pública, assinalou o Dia Mundial das Vítimas de Acidentes de Trânsito, celebrado em 21 de novembro.

Quem passou pelo centro da cidade se deparou com a simulação de um acidente de moto, onde havia viaturas do órgão local de trânsito e do Samu , bem como um carro funerário. No chão, uma vítima representada por um manequim. A ideia era mostrar à população os dois cenários prováveis: a viatura do Samu representando o socorro à vítima sobrevivente, e o carro funéreo para o transporte do corpo da vítima fatal ao Instituto Médico Legal (IML).

“A ação chamou muito a atenção da população, a cena chocou, mas foi muito elogiada”, destacou o gerente do Núcleo de Educação Permanente, Kelson Santos, acrescentando que uma panfletagem também foi realizada. “Cada vez que o semáforo fechava, os agentes de trânsito abriam uma faixa informando que 1,3 milhão de pessoas perderam a vida nos acidentes de trânsito neste ano de 2021 em todo o mundo”, completou.

Segundo Kelson Santos, a média de mortes no trânsito no Brasil gira em torno de 35 mil a 40 mil pessoas por ano, além das invalidezes permanentes, cujo número chega a ultrapassar entre 300 mil a 500 mil cidadãos. “É assustador, mas infelizmente uma parcela grande da população é negligente, imprudente e desrespeitam com muita facilidade as leis e normas do trânsito”, considerou o gerente, salientando que os grupos mais vulneráveis são os pedestres, ciclistas e motociclistas.

A atividade contou com a presença do secretário municipal da Ordem Pública de Lagarto, Marcos França, do diretor do DTTU, Ricleverton Fonseca, do gerente do NEP, Kelson Santos, do enfermeiro Lino Eduardo Faraá e do condutor Marcelo Willey, além dos agentes de trânsito local.

/ Notícias / saude

Samu mostra à população de Lagarto cenários prováveis às vítimas de trânsito