Quinta-Feira, 06 de Agosto de 2020 às 17:45:00
SAMU e GTA fazem a remoção de sergipano hospitalizado em São Paulo
Evilásio Santos, 35 anos, vítima de agressão física, com sequela de paraplegia e internado há vários meses no Hospital Santa Marcelina, em Itaquaquecetuba, interior paulista.

O Falcão 2, bimotor Sêneca do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Secretaria de Segurança, Pública (SSP), dotada dos equipamentos de suporte de vida avançado, decolou do Aeroclube de Sergipe nesta quinta-feira, 6, com destino a São Paulo, com a missão de trazer para perto da família o sergipano de Itabaianinha, Evilásio Santos, 35 anos, vítima de agressão física naquele Estado, com sequela de paraplegia e internado há vários meses no Hospital Santa Marcelina, em Itaquaquecetuba, interior paulista. Na tripulação, a superintendente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Karina Mendonça e o médico do GTA, capitão Bicudo, além do piloto e co-piloto.

Acompanhando a operação de decolagem, o comandante do GTA, Tenente-Coronel PM Fernando, informou que a logística para o voo iniciou no último dia 27, já que não é uma operação comum. “O paciente está intubado e com estado de saúde debilitado, o que requer uma série de cuidados e equipamentos para que ele tenha a vida garantida durante o voo”, explicou o comandante, salientando dois fatores que foram considerados: a parte médica, que envolve a medicina aeroespacial, e a parte da aeronáutica, que envolve o planejamento da viagem pelos pilotos.

A tripulação pernoita na capital paulista e às 7 horas da manhã desta sexta- feira, 7, quando estará decolando de volta para Aracaju, com previsão de chegada na capital sergipana por volta das 14h30, segundo prevê o capitão Bicudo. A secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa destaca a ação planejada do governo, que se solidarizou com o drama da família.

"O governador Belivaldo Chagas assumiu a missão de trazê-lo para perto da família e mobilizou a Secretaria de Estado da Saúde e de Segurança Pública para esta tarefa. Hoje concretizamos a solicitação dos familiares e todo o planejamento para remover com segurança Evilásio. Houve a articulação com o  município de Itabaianinha, que já montou a estrutura domiciliar. Nosso apoio à essa família não finda aqui. Estaremos acompanhando e atendendo  no que for necessário", destaca a secretária Mércia Feitosa.

A superintendente do Samu, Karina Mendonça reitera a importância da mobilização em um momento onde se fez necessário um planejamento minucioso. “Foi necessário fazermos um planejamento minucioso, sanar toda a tramitação legal e aguardar pelo melhor momento clínico do paciente para fazermos o transporte. Amanhã, com fé em Deus, Evilásio estará em casa”, disse Karina Mendonça.

O capitão Bicudo, responsável pelo transporte aeromédico da Secretaria de Segurança Pública, informou que o paciente sofreu um traumatismo craniano importante, fazendo com que ele precisasse ficar em ventilação mecânica por um longo período e também se submetesse a uma traqueotomia (orifício artificial criado cirurgicamente diretamente na garganta) e precisa de ventilação mecânica. “Para o transporte seguro do Evilásio a aeronave precisa dispor dos equipamentos de suporte à vida avançados como respirador, oxigênio e monitor. Apesar da estabilidade do paciente, estamos preparados para o caso de acontecer uma intercorrência mais grave”, reforçou.

/ Notícias / saude

SAMU e GTA fazem a remoção de sergipano hospitalizado em São Paulo